AME Santo André recebe acreditação ONA 2
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André receberá oficialmente nesta semana o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituição responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a unidade passou por diversas avaliações nos últimos meses e conquistou o selo ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, que comprova a integração dos processos de gestão e assegura assistência mais organizada, eficiente e segura aos pacientes.
O AME Santo André já havia recebido, em março de 2024, a certificação ONA Nível 1, que garante a adoção de elevados padrões de qualidade na identificação de processos definidos, mapeados e padronizados; no sistema de indicadores de segurança e qualidade; na elaboração de plano de objetivos e metas organizacionais; na identificação de riscos e na definição de mecanismos de controle. Agora, com a ONA 2, a unidade ratifica a etapa anterior e amplia seu compromisso com a qualidade, por meio de processos de gestão integrados, protocolos e rotinas padronizadas, monitoramento contínuo de indicadores e resultados, além da incorporação da cultura de segurança ao dia a dia do atendimento.
“No nível ONA 2, a acreditação assegura que cumprimos não somente todos os requisitos de segurança do paciente, mas também que comprovamos uma gestão estruturada, com processos padronizados e foco permanente na eficiência e sustentabilidade. Isso representa para os pacientes atendimentos mais seguros e riscos muito menores de eventuais falhas. É uma conquista muito importante, pois reforça nossa credibilidade, aumenta a confiança da população e estimula melhorias contínuas em nossa gestão interna”, detalha o diretor-geral do AME-SA, Victor Chiavegato.
Durante o processo, o AME-SA passou por avaliação criteriosa realizada por equipe habilitada da Instituição Acreditadora Credenciada Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), que analisou áreas assistenciais, administrativas e de apoio, sempre em busca de evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação.
O reconhecimento contou com apoio da área de Qualidade da FUABC Mantenedora, que ofereceu suporte para adequação de protocolos e atendimento às exigências estabelecidas pela ONA. A certificação tem validade de dois anos e poderá ser renovada ou ampliada para o nível ONA 3 – Acreditado com Excelência, que reconhece maturidade institucional e cultura organizacional de melhoria contínua.