Pixeon passará a integrar o grupo Vela LatAm
A Pixeon, uma das principais empresas brasileiras de tecnologia para saúde, passará a integrar o grupo Vela LatAm, uma das divisões da canadense Vela Software. A operação, ainda sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), fortalece a companhia brasileira em sua estratégia de crescimento, ampliando a capacidade de entregar soluções digitais de ponta a ponta para hospitais, clínicas e centros de diagnóstico em todo o Brasil e América Latina.
Para a Vela Latam, a integração da Pixeon reflete a filosofia de investir em setores estratégicos, mantendo os fundadores à frente das operações. “Acreditamos em apoiar empresas estratégicas como a Pixeon em sua trajetória de crescimento, preservando sua cultura empreendedora e potencializando sua capacidade de inovar e transformar o setor de saúde”, destaca Paulo Felipe Martins, CEO da Vela LatAm.
Com a finalização da transação, os fundadores Roberto Ribeiro da Cruz e Iomani Engelmann assumem como Co-CEOs, reforçando a continuidade da gestão e o protagonismo empreendedor da companhia.
Fundada em 2003, em Florianópolis (SC), a Pixeon consolidou-se como uma das principais empresas de tecnologia para saúde do Brasil, comum portfólio único de soluções — RIS, PACS, LIS, HIS e CIS. Atualmente, está presente em todo o mercado nacional.
“Nosso propósito é transformar a saúde por meio da tecnologia, apoiando nossos clientes a superar os desafios estruturais do setor com eficiência, inovação e impacto real para milhões de pacientes.” diz Roberto Ribeiro da Cruz, cofundador e Co-CEO da Pixeon.
O mercado de saúde no Brasil
O setor de saúde brasileiro atravessa um período de pressão por eficiência, marcado pelo aumento dos custos assistenciais, pela inflação médica e pelo envelhecimento da população. Operadoras, hospitais e clínicas enfrentam margens reduzidas e buscam soluções digitais para garantir a sustentabilidade de longo prazo.
Nesse contexto, a tecnologia tem se tornado peça-chave para viabilizar novos modelos de cuidado, otimizar processos e ampliar o acesso dos pacientes a serviços de qualidade. Healthtechs têm desempenhado papel central na transformação digital do setor, apoiando tanto grandes grupos hospitalares quanto clínicas regionais.
“O setor de saúde vive um momento desafiador, com custos crescentes e margens cada vez mais pressionadas. Nosso compromisso é apoiar clientes a enfrentarem esse cenário por meio de soluções digitais que tragam eficiência, sustentabilidade e mais valor para o paciente”, conclui Iomani Engelmann, cofundador e Co-CEO da Pixeon.