Dasa apresenta EBITDA consolidado de R$ 738 milhões no 2T25

A Dasa anunciou os resultados financeiros positivos do 2º trimestre de 2025, o primeiro que marca uma nova fase da companhia, com foco em medicina diagnóstica, o seu principal core business, a chegada de Rafael Lucchesi como CEO e após a conclusão da formação da Rede Américas, uma joint venture na área hospitalar com a Amil.

Neste trimestre a companhia apresenta consistência na sua atuação em excelência médica, alcance, escala e eficiência operacional, e mostra um crescimento da receita de diagnósticos de +6% versus o segundo trimestre de 2024, com destaque para o mercado nacional e penetração no segmento premium e atendimento domiciliar. Além disso, também avançou em EBITDA, reduziu despesas, expandiu a margem bruta e a teve a menor alavancagem desde 2021.

A companhia, que lidera o setor de diagnósticos do país, mostrou EBITDA consolidado de R$ 738 milhões no 2T25, avanço de 10% em relação ao 2T24. O resultado é um reflexo da combinação da evolução financeira e operacional em todos os segmentos, com expansão de receita e margens, e a incorporação do efeito líquido positivo de aproximadamente R$ 256 milhões decorrente, principalmente, da formação da nova estrutura societária após a criação da Rede Américas, bem como reavaliações de ativos existentes.

O resultado financeiro líquido do 2T25 apontou uma despesa de R$ 313 milhões, o que mostrou uma redução de 31% em relação aos R$ 451 milhões do 2T24. Essa melhora mostra principalmente o menor nível de dívida da companhia e, consequentemente, a redução das despesas financeiras no período. Por outro lado, houve expansão da margem bruta de +0,9 p.p., atingindo 29,7%, como consequência da continuação do programa de excelência operacional e produtividade nos custos e despesas.

“A Dasa é referência em inovações que beneficiam diretamente a saúde dos brasileiros, com escalabilidade, viabilidade e impacto real. Atendemos mais de 20 milhões de pessoas todos os anos, com mais de 400 milhões de exames, e os investimentos robustos em tecnologia e inovação nos permitem transformar capilaridade em inteligência, melhorando continuadamente o serviço prestado em larga escala. Por isso, trimestre após trimestre batemos o recorde de NPS, o que demonstra a satisfação dos nossos pacientes”, destaca o CEO da Dasa, Rafael Lucchesi.

A Dasa também encerrou o trimestre com a menor alavancagem desde 2021, redução para 2,82x, refletindo o comprometimento da companhia com uma estrutura de capital mais equilibrada, resultado da diminuição da dívida líquida principalmente pelos efeitos relacionados à formação da Rede Américas. “Continuamos com disciplina na gestão de caixa e na alocação criteriosa de recursos, priorizando iniciativas com maior retorno e fortalecimento de nossa liquidez”, ressalta Lucchesi. Por fim, a geração operacional de caixa foi de R$ 44 milhões, impactada pela redução do volume de antecipação de recebíveis no trimestre e favorecida pela e redução no ciclo de conversão de caixa.

Diagnósticos

Rafael Lucchesi, CEO da Dasa

O segmento de Diagnósticos voltou a apresentar bons resultados no 2º trimestre do ano. A receita bruta atingiu R$ 2,1 bilhões, 6% acima do 2T24, impulsionada pelo crescimento de 4% no volume de exames e de 2% no ticket médio. No mercado nacional, o crescimento da receita bruta foi de 6%, impulsionado pela performance nos segmentos premium e atendimento domiciliar. A receita liquida deste segmento totalizou aproximadamente R$ 2 bilhões no trimestre, um crescimento de 6% na comparação com o mesmo período anterior.

O lucro bruto ajustado (ex-depreciação) do segmento cresceu 5% em relação ao 2T24, em linha com a receita liquida, atingindo R$ 674 milhões, e com margem bruta ajustada de 34,2% (-0,1 p.p.). Os resultados foram impulsionados pelo maior volume de vendas e pelos ganhos de produtividade auferidos com a digitalização do atendimento e o programa de excelência operacional nas unidades de atendimento.

Em linha com a estratégia de otimização de ativos e foco na rentabilidade, o número de unidades de atendimento passou de 870 para 846 nos últimos 12 meses. Esse movimento resulta do encerramento planejado de operações de baixo desempenho, combinado ao fortalecimento das unidades de maior potencial e à expansão de serviços de maior valor agregado. Paralelamente, o índice de satisfação dos pacientes (NPS) segue em trajetória consistente de evolução em todas as regiões.

“Os bons resultados da área de diagnósticos mostraram que a companhia segue no rumo correto. A liderança em diagnósticos não é apenas quantitativa, mas técnica: o modelo assistencial coloca o paciente no centro do negócio, com atenção real às necessidades individuais. Parte dessa entrega de valor é baseada em um portfólio robusto de produtos e serviços, muitos deles trazidos de maneira pioneira para o Brasil. O nosso compromisso é ampliar a eficiência financeira da Dasa, garantindo flexibilidade para investir com disciplina, aprimorar a experiência do paciente e entregar retornos consistentes para nossos acionistas”, explica o CEO da companhia.

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