Unimed-BH recebe acreditação da ONA em rede assistencial
A Unimed-BH é a primeira instituição de saúde do Brasil a ser acreditada com nível 2 pela ONA em rede assistencial.
“Este é um marco normativo essencial para consolidar a maturidade do Sistema Brasileiro de Acreditação. A acreditação em rede assistencial responde diretamente aos desafios contemporâneos da organização da assistência em saúde, especialmente nos contextos de governança integrada e jornadas complexas dos pacientes. Estamos orgulhosos pelo engajamento da Unimed-BH, por ser a primeira instituição de saúde do Brasil a receber este modelo de acreditação em rede assistencial”, ressalta Fábio Leite Gastal, presidente da ONA.
Segundo o presidente, a nova norma traz um olhar sistêmico e estruturado sobre como avaliar redes de saúde, respeitando as especificidades de cada unidade, mas garantindo uma visão integrada. Esta metodologia inova ao considerar critérios como coprodução do cuidado, letramento em saúde, cuidado compassivo e experiência do usuário, alinhando-se aos princípios da qualidade em saúde e às diretrizes do SUS e do setor suplementar. “É um passo importante para promover a qualidade com foco na experiência do paciente e nos resultados assistenciais”, pontua.
A Unimed-BH e a DNV – uma das mais Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs) pela ONA – trabalharam ininterruptamente para alcançar este êxito. A DNV avaliou, de forma integrada, nove unidades próprias, os serviços de Atenção Domiciliar e Atendimento Móvel, além da unidade administrativa da Unimed-BH.
“A certificação da ONA é um marco importante na nossa trajetória. Ela não apenas atesta que seguimos padrões rigorosos de qualidade e segurança, mas também demonstra que somos uma cooperativa que coloca o cuidado no centro de tudo. Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, construído com dedicação, competência e, acima de tudo, com propósito”, declara o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret. “A ONA nos desafia a olhar para dentro, a revisar práticas, a aprimorar fluxos e, principalmente, a garantir que a qualidade assistencial seja uma constante, não apenas um objetivo, mas uma cultura. E isso tem impacto direto na experiência dos pacientes e dos profissionais, que é e sempre será o nosso maior foco,” reforça.