Leve Saúde duplicará investimentos voltados à prevenção em 2025

A Leve Saúde, operadora carioca que oferece planos de saúde a valores mais acessíveis, caminha para duplicar seus investimentos voltados à prevenção de doenças e cuidados com clientes em 2025. No último ano, a empresa já havia destinado R$ 4,5 milhões para programas e iniciativas de prevenção e cuidados, o que corresponde a 1,5% de todas as suas receitas. O percentual supera em seis vezes a média de investimentos das demais empresas do mercado. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que apenas 0,25% dos R$ 350 bilhões arrecadados pelas operadoras no ano passado foi investido em prevenção e promoção da saúde. No acumulado dos últimos anos, o maior percentual destinado pelas operadoras para a área foi verificado em 2019, quando foram investidos 0,35%.

Os números da Leve são ainda maiores se forem incluídos investimentos em tecnologia e marketing para ampliar o uso e o conhecimento dos seus programas de prevenção e cuidados. Juntos, os dois itens movimentaram R$ 8 milhões em investimentos. Para 2025 e 2026, a operadora também anunciou o patrocínio da Arena Leve, projeto que estimula a vida saudável por meio de aulas gratuitas de modalidades esportivas e atividades físicas em quatro pontos do Rio de Janeiro. Apenas para a iniciativa serão investidos R$ 3 milhões em dois anos. Os primeiros resultados mostram a aprovação da população carioca à ação. Nos cinco primeiros meses do programa, já foram registradas 23,5 mil inscrições para as aulas oferecidas, que ocorrem com ocupação média de 81%. O volume de usuários únicos participantes, por sua vez, chegou a 2,7 mil pessoas.

A empresa dobrará o valor investido em atenção primária, que deve alcançar R$ 10 milhões em 2025. “O conceito da assistência primária e os investimentos em prevenção fazem parte do DNA da Leve desde seu nascimento. Para nós, é importante investir em cuidados visando a prevenção de doenças e outras condições de saúde, estimulando uma vida mais saudável e o bem-estar de nossos clientes. Isso é benéfico para todos e seguirá sendo prioridade para os próximos anos, com a ampliação de programas e linhas de cuidados estratégicos de acordo com as principais demandas dos nossos clientes”, afirma Sandro Silva, COO da Leve Saúde.

Hoje a Leve possui nove programas voltados para atenção primária à saúde, como os que focam em desospitalização segura, em home care, em casos de alta complexidade e no acompanhamento de puérperas, gestantes e planejamento reprodutivo. Outros três acabam de ser lançados: um voltado para saúde mental, outro para saúde renal e o TEabraça, que foca o acompanhamento de pacientes com autismo. Em breve, o décimo programa – para emagrecimento saudável – será colocado à disposição dos clientes da empresa.

No ano passado, por exemplo, a empresa realizou mais de 500 desospitalizações, processo no qual o cliente deixa o hospital e continua seu tratamento em sua residência acompanhado por uma equipe especializada de médicos e enfermeiros, ao lado da sua família.

“Procuramos, com toda a nossa equipe de apoio, monitorar, identificar e atender as principais necessidades de cada cliente para que ele possa fazer parte do programa certo e possa ter todos os cuidados necessários. Buscamos construir essa rede de cuidados com acompanhamento contínuo e oferecer atenção individualizada por meio de contatos frequentes com os clientes e com seus familiares”, afirma ele.

Para atender a toda essa demanda, a empresa conta com equipe de 150 médicos, incluindo os especializados em medicina de família, e de 60 enfermeiros que fazem o acompanhamento e os contatos com os clientes e seus familiares. Hoje, 31% dos clientes vão pelo menos uma vez por mês a uma das 12 clínicas da Leve, o que possibilita um acompanhamento ainda mais próximo.

“Atuamos com linhas de cuidados de forma preventiva, por meio da atenção primária. Ao realizar o tratamento de um cliente com diabetes estamos atuando em prol da prevenção de futuras complicações decorrentes da doença. O cliente é acompanhado em todos os processos, desde a primeira consulta até a hospitalização, se for o caso, e após a sua alta. Nossos cuidados integrados são acompanhados pelas diferentes especialidades”, destaca.

Para reforçar a atenção primária, outro pilar é o uso da tecnologia. A empresa tem utilizado modelos de IA (Inteligência Artificial) Regenerativa que identificam comportamentos do cliente, quadros clínicos, cruzam dados relativos a exames e histórico médico, entre outras funcionalidades. Hoje, 60% dos exames feitos por clientes da Leve já estão registrados no próprio aplicativo da empresa e a porcentagem segue crescendo dia a dia. “Buscamos captar e integrar as informações em toda a cadeia assistencial do cliente. Assim garantimos aos nossos clientes mais velocidade e segurança no atendimento”, destaca Sandro. Como resultado de todas as ações, a Leve registrou o segundo menor índice de sinistralidade entre as operadoras brasileiras, com apenas 58%, bem abaixo da média de mercado.

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