Hospital Badim recebe acreditação nível 3 da ONA
O Hospital Badim acaba de receber a certificação nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o que significa que a unidade atingiu o mais alto nível de excelência em serviços de saúde. Para os pacientes, a certificação pode ser traduzida em melhoria da qualidade e segurança do paciente, gestão de riscos e padronização de processos de trabalho. Para obter a acreditação, o hospital passou por visitas de avaliadores externos que verificam mais de 1,7 mil requisitos antes de atestar o nível de qualidade e segurança da instituição.
“O Hospital Badim já era uma unidade acreditada. Porém, agora atingimos esse novo patamar e isso é fruto do amadurecimento da nossa cultura de qualidade e do trabalho de inúmeros profissionais que saem de casa diariamente com o propósito de melhor cuidar de pessoas”, afirma o diretor executivo da instituição, Leonardo Menezes.
Já Fábio Guilherme Santoro, Diretor médico da unidade, destaca que os avaliadores percorreram as áreas mais importantes do hospital e puderam ver as características do trabalho que está sendo desenvolvido por toda equipe multidisciplinar há muitos anos. “Isso foi apontado na avaliação final. Eles observaram um salto muito importante de crescimento profissional e crescimento de todas as atividades médicas e multiprofissionais que são praticadas aqui, o que mostra o espírito de coesão e maturidade a que a instituição chegou. E esse não é um trabalho finito. É um trabalho constante, de manutenção, de crescimento de todas as áreas e queremos consolidar isso na forma de recertificação, já que o selo de acreditação tem validade de três anos.”
A enfermeira Mariana Lavandeira, coordenadora do Escritório da Qualidade, setor responsável por estabelecer e implementar protocolos clínicos e de segurança dentro do hospital, compreende que “essa conquista é fruto do engajamento de toda equipe na revisão e no redesenho dos processos internos, da capacitação profissional e da implementação dos padrões que buscamos incansavelmente. Esses bons resultados e reconhecimento são fatores motivacionais e mantém toda equipe, pessoal e coletivamente falando, engajada para continuar perseguindo os melhores indicadores”, garante.
Santoro diz que a conquista do certificado de acreditação nível III de excelência é muito gratificante porque remete à missão, visão e os valores do Hospital Badim e ratifica um dos valores da instituição. “Temos como marca o entusiasmo e a dedicação de nossos colaboradores pelos cuidados humanizados e qualificados de saúde”, resume o diretor médico do hospital.