Teva Brasil abre inscrições para prêmio que foca na experiência dos pacientes
A farmacêutica Teva abriu as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Humanizar a Saúde, que seguem até 07 de agosto de 2025. A premiação tem como objetivo reconhecer e apoiar projetos inovadores de organizações sem fins lucrativos que humanizem o cuidado, melhorando a vida de pacientes e de seus familiares. Em 2025, o programa irá selecionar três iniciativas em saúde que foquem na melhoria na experiência dos pacientes e de seus cuidadores.
Os projetos devem ter sido iniciados a ao menos 6 meses e se enquadrar em uma das três novas categorias estabelecidas: Saúde Mental, que abrange iniciativas voltadas ao cuidado humanizado de condições como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), transtornos de ansiedade, transtornos de humor (como depressão e bipolaridade), Transtorno do Espectro Autista (TEA), narcolepsia, enxaqueca, esquizofrenia, esclerose múltipla, entre outras.
Doenças Raras, que incluem iniciativas que acolhem condições de saúde que afetam até 65 pessoas a cada 100 mil habitantes, ou 1,3 a cada 2 mil (Ministério da Saúde e OMS). Por fim, Oncologia, que contempla projetos que apoiam os cuidados relacionados a tumores sólidos e cânceres oncohematológicos, incluindo os tipos raros.
Ao final da seleção e votação, três projetos – um em cada categoria – serão selecionados para receber um apoio de R$ 50 mil reais para reconhecimento e continuidade da iniciativa.
“Ser paciente ou cuidador pode ser assustador. Normalmente, estar em uma destas posições significa falta de controle, falta de independência e, ocasionalmente, até mesmo o sentimento de perda de dignidade. O cuidado recebido em hospitais ou instalações de saúde, por vezes, pode parecer frio e pouco acolhedor”, analisa Roberto Rocha, Gerente Geral da Teva Brasil. “Nós, da Teva, acreditamos que a experiência deve incorporar empatia, humanidade e dignidade. É preciso ter o paciente e seus familiares no centro de todo cuidado com a saúde, e não a doença. Os projetos vencedores nos mostram como o elemento humano é fundamental para transformar esta jornada.”
Vencedores de 2024
Em 2024, o INCAvoluntário, o Hospital Pequeno Príncipe e a ONG Zoé foram os vencedores.
O INCAvoluntário foi reconhecido com o projeto “Radioterapia sem medo”, que busca tornar mais leve a jornada de pacientes com câncer e sua família por meio de brincadeiras com voluntários e um espaço mais lúdico e aconchegante, reduzindo inclusive a necessidade de uso de anestesia para a realização de radioterapia em crianças e jovens.
Já o projeto Aprendendo e Praticando Cuidados Paliativos Integrados, do Hospital Pequeno Príncipe, visa ofertar atenção integrada e multidisciplinar para pacientes pediátricos com doenças crônicas ou complexas, sem possibilidade de cura, bem como apoio aos familiares para proporcionar uma jornada humanizada tanto durante o tratamento quanto na fase de luto.
Outro projeto vencedor foi o Expedições médicas Zoé, da ONG Zoé, que leva grupos de voluntários formado por profissionais de saúde para áreas ribeirinhas dos rios Tapajós e seus afluentes e do Baixo Amazonas, no Pará, oferecendo acesso à 19 especialidades médicas. Desde sua fundação, em 2019, a entidade soma mais de 12 mil atendimentos.