Biocor Rede D’Or inaugura sala de cirurgia robótica
O Biocor Rede D’Or inaugurou uma sala de cirurgia robótica , com a aquisição do Robô Da Vinci X. O equipamento de última geração permitirá procedimentos em diversas especialidades, como urologia, cirurgia torácica, ginecologia, cirurgia geral, oncológica e bariátrica.
Segundo Fernando Augusto de Vasconcellos Santos, coordenador da Oncologia Cirúrgica do Biocor Rede D’Or, pioneiro em cirurgia robótica em Minas Gerais em oncologia e aparelho digestivo, a chegada da cirurgia robótica ao Biocor, permite ainda mais a realização de procedimentos cirúrgicos complexos por acesso minimamente invasivo. “A robótica proporciona aos pacientes menor tempo de internação, acelerando a recuperação e reduzindo dores e complicações pós-operatórias. Estamos muito satisfeitos em trazer esse recurso para Nova Lima, Belo Horizonte e todo o estado de Minas Gerais”, ressalta.
Ainda de acordo com Fernando, “a robótica pode ser usada tanto para tratamento de doenças benignas quanto malignas em todos os níveis de complexidade. Quanto mais complexo o procedimento, melhor o desempenho da robótica”.

“Estamos felizes em começar o programa de cirurgia robótica no Biocor. Este programa de ponta foi montado com carinho e tranquilidade, e esperamos beneficiar cada vez mais os nossos pacientes”, ressalta Lucas Nogueira, urologista do Biocor Rede D’Or. Além disso, Lucas diz que, “ com certeza a robótica é um marco na trajetória do hospital e vai representar um benefício importante para os pacientes da instituição, proporcionando mais precisão, menores índices de complicações, além de retorno mais rápido às atividades”.
Para Lenio Gavio, especialista em Diagnóstico por Imagem e gestor do Centro de Especialidades Médicas e de Serviços Externos do Biocor Rede D’Or, as inovações fazem parte da nossa vida cotidiana e a saúde não pode ficar de fora disso. “A cirúrgica robótica não é mais uma promessa de sucesso, ela já é uma realidade. É uma técnica menos invasiva que os procedimentos tradicionais, que tem um potencial de preservação tecidual muito maior e consequentemente produzindo taxas de complicações são menores. A maior precisão na identificação dos limites lesionais, melhorando a identificação do que chamamos de margens cirúrgicas faz com que a robótica seja um caminho para se atingir cada mais qualidade e excelência. Negar isso é ir na contramão do que buscamos como sempre como essência, oferecer o melhor ao paciente.
“É até um pouco clichê falarmos que a diferença entre o remédio e o veneno seja a dose. Mas talvez a cirurgia robótica possa trazer um pensamento semelhante a este para nós. Ela representa a cirurgia na ‘medida certa’, nem agressiva demais, com aumento de complicações, ampliações de internações e do tempo pós-operatório e nem menos agressiva que o ideal com risco de lesões residuais e/ou recidivantes. Podemos dizer que a cirurgia robótica traz a dose certa de um procedimento”, afirma Lenio Gavio.
Ele explica ainda que o Hospital Biocor investe cada vez mais na melhoria como um todo da jornada de atendimento e de experiência do paciente, oferecendo conforto e facilidade para que um momento delicado de cuidado com a saúde, essa seja sua única preocupação. “Essa é uma cultura que estamos trazendo cada vez mais para o Biocor, ampliar a oferta de serviços, investindo, ampliando e renovando nosso parque tecnológico e garantindo que toda a linha de cuidado do paciente possa ser feita dentro da instituição. Hoje por exemplo, oferecemos um sistema de Checkout aos nossos clientes com concierges especializadas em todos os trâmites assistenciais e administrativos para a realização de um procedimento cirúrgico, envolvendo agendamento e oferta de riscos cardiológico e anestésico, exames complementares e consultas de apoio, tudo isso dentro do hospital, em um só lugar, mais tornar a experiência do paciente a melhor possível”.