AWS anuncia acordo com o Hospital das Clínicas e UFMG para projeto de pesquisa em oncologia
A Amazon Web Services (AWS), o Centro de Inovação em Inteligência Artificial para Saúde (CIIA-Saúde) da UFMG e o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) anunciaram, em Brasília, a proposta de um acordo de colaboração para desenvolver um sistema de monitoramento de pacientes oncológicos. A AWS oferecerá um fundo de US$100.000 em dinheiro e US$250.000 em créditos de nuvem para que pesquisadores da instituição possam usar serviços de computação, como inteligência artificial generativa, para acompanhar e analisar de forma abrangente toda a jornada dos pacientes oncológicos dentro do sistema hospitalar.
Ao compreender a jornada completa do paciente, os pesquisadores esperam desenvolver protocolos de tratamento aprimorados, identificar melhor os riscos, antecipar eventos adversos e criar um atendimento mais centrado no paciente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta abordagem apoia a crescente tendência em direção à medicina personalizada, permitindo tratamentos mais eficazes com custos otimizados.
O modelo desenvolvido por meio desta colaboração tem o potencial de ser replicado em outros hospitais universitários de todo o Brasil e por outras especialidades médicas. O HC-UFMG integra a rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que reúne 45 hospitais de ensino em todas as regiões do país.
“O futuro da IA generativa na área da saúde é a realização da medicina de precisão, onde as capacidades da IA auxiliam os médicos na tomada de decisões de atendimento adaptadas aos dados e perfis de saúde únicos de cada paciente”, analisa Paulo Cunha, líder de Setor Público da AWS no Brasil.
Entre os benefícios imediatos da adoção da nuvem pelo projeto estão o aumento da eficiência em termos de menor tempo de resposta, melhor uso dos recursos disponíveis, sustentabilidade e resiliência de sistemas e aplicações criados sobre a infraestrutura em nuvem. Em paralelo, o CIIA-Saúde tem desenvolvido processos, protocolos e tecnologias que habilitam o armazenamento e o processamento de dados de saúde de forma segura e responsável, inclusive em nuvem.
Com 96 anos de existência, o HC-UFMG é integrante da rede Ebserh de hospitais universitários desde 2013. É o primeiro de ensino do país, sendo uma instituição pública e geral, 100% SUS, que realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência, sendo referência no sistema municipal e estadual de saúde no atendimento aos pacientes portadores de doenças de média e alta complexidade. É credenciado para todas as especialidades, com exceção da radioterapia e é campo de ensino e pesquisa para todos os cursos da área da saúde da UFMG. O projeto terá duração de um ano e meio e prevê a utilização dos recursos para o financiamento dos pesquisadores que trabalharão no projeto.