Conexa adota IA da Sofya para otimizar teleatendimento médico
Para potencializar a atuação médica em atendimentos remotos, a Conexa, ecossistema digital de saúde da América Latina, firmou uma parceria estratégica com a Sofya, inteligência artificial (IA) especializada na transcrição e estruturação de dados médicos. A colaboração busca ampliar o acesso a informações estruturadas e inteligentes, reduzindo tarefas operacionais no suporte clínico para que os profissionais da saúde possam focar mais na interação com os pacientes, sem comprometer a precisão dos registros. O objetivo é reduzir em até 20% o tempo gasto com burocracia, eliminando a necessidade de digitação manual e otimizando a gestão de prontuários.
A inteligência artificial da Sofya transcreve consultas em tempo real, captando as falas de médicos e pacientes e garantindo uma precisão superior a 90% no entendimento de termos médicos. “Essa automatização permite a estruturação dos dados clínicos, reduzindo a carga administrativa dos profissionais e garantindo maior eficiência na assistência médica”, detalha Marcelo Mearim, CEO da Sofya no Brasil.
Maior presença médica
“É muito comum ouvirmos pacientes dizerem que o médico mal os olhou porque ficou o tempo todo digitando. Na telemedicina, temos o desafio adicional da distância. A transcrição automática desburocratiza o trabalho operacional do profissional de saúde, para que ele possa oferecer uma experiência de atendimento ainda mais centrada no paciente. Além disso, assegura o registro preciso das informações para avaliação da qualidade do serviço”, afirma Carla Vianna, gerente de saúde física da Conexa.
Além de otimizar o fluxo de trabalho médico, a parceria contribui para um monitoramento mais preciso dos protocolos clínicos. A transcrição automática garante que todas as interações e orientações sejam registradas, promovendo análises estratégicas para aprimorar os serviços oferecidos e a linha de cuidado para cada paciente, além de promover insights para futuros casos.
“Nosso objetivo é simplificar a rotina médica e eliminar barreiras que impactam o tempo e a qualidade do atendimento. A parceria nos permite também levar a inovação trazida pela IA para um volume expressivo de consultas, melhorando a experiência tanto para médicos quanto para pacientes”, conclui Mearim.