Dasa anuncia incorporação de laboratório argentino
A Dasa anunciou hoje a expansão de suas operações para fora do Brasil com a integração da Diagnóstico Maipú, líder e referência do setor na Argentina. A união faz parte do processo de evolução da Dasa sob a gestão de Pedro de Godoy Bueno que, desde o início da sua atuação em 2015, já investiu R$ 1,7 bilhão em inovação médica, tecnologia, equipamentos e expansão de unidades. O movimento de união das empresas foi acelerado pela identificação de características-chave em comum, como intenso relacionamento e reconhecimento junto à comunidade científica e o foco em excelência médica e qualidade de serviços de saúde.
“Esse passo internacional tem como missão levar tecnologia, inovação e a nossa obsessão de cultura focada no paciente para cada vez mais pessoas. O mercado argentino tem muitas similaridades com o brasileiro e, por isso, decidimos que esse casamento seria estratégico e possibilita troca de conhecimento e inovação em saúde”, explica Pedro de Godoy Bueno, presidente da Dasa. Romeu Domingues, presidente do Conselho da Dasa completa: “Além de ampliar o nosso alcance e nossa operação – a Dasa processa, hoje, mais de 250 milhões de exames por ano – o movimento aproxima a companhia de novos pacientes e médicos de excelência, contribuindo para uma base de dados cada vez mais robusta para o desenvolvimento de soluções de saúde”.
O mercado de diagnósticos da Argentina é bastante pulverizado, ainda mais que o brasileiro, e tem grande potencial de consolidação e de evolução para modelos inovadores de gestão da saúde, que tenham foco em medicina baseada em valor, com o paciente no centro. “A Diagnóstico Maipú tem grande credibilidade junto à comunidade médica local e é líder em diagnósticos por imagem, o que corrobora com a estratégia da Dasa de se associar a parceiros reconhecidos, referência pela medicina de qualidade”, pontua o vice-presidente da área médica, Emerson Gasparetto.
Fundada em 1987, a Diagnóstico Maipú tem 8 unidades em Buenos Aires, onde oferece exames de imagens de alta complexidade como ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, PET/CT, entre outros. O parque tecnológico e os procedimentos têm a mais estrita qualidade e são certificados pela IRAM-ISOO 9001-2015 e acreditados pela CENAS (Specialized Center for Standardization and Accreditation in Health), padrões internacionais de reconhecimento de empreendimentos de saúde.
“Nossa união à Dasa é estratégica pois possibilita que avancemos ainda mais nos cuidados em saúde ao lado de um parceiro que preserva os modelos de excelência nas integrações que realiza”, conta Dr. Jorge Carrascosa, sócio fundador da Diagnóstico Maipú. “Antes de fechar o negócio, observamos que as empresas que se uniram à Dasa nos últimos anos se fortaleceram no mercado brasileiro, com incremento de receita, ampliação de capacidade de investimento e expansão e acesso a soluções inovadoras em genética, inteligência artificial, healthtechs e à produção científica”, declara Germán Flecha, CEO da Diagnóstico Maipú.
Os demais gestores médicos, que têm importante papel e contribuição no negócio e permanecem em suas posições são a Dra. Patricia Carrascosa, head de Pesquisa e Desenvolvimento e o Dr. Raúl Pissinis, sócio fundador e head da área médica da companhia.
As companhias não informaram o valor da negociação. Com a integração da Diagnóstico Maipú, a Dasa fortalece sua posição de 5ª maior empresa de medicina diagnóstica do mundo, que reúne mais de 40 laboratórios referência, como Delboni (SP), Sérgio Franco e CDPI (RJ), Frischmann (PR) e Laboratório Exame (DF), entre outros.