Curso ajuda profissionais na assistência de paradas cardiorrespiratórias
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados, contabilizando mais de mil mortes por dia. Porém, os dados indicam que uma assistência bem feita e rápida, pode dobrar ou até mesmo triplicar a chance de sobrevivência das vítimas no caso de paradas cardiorrespiratórias. Por isso, profissionais de saúde têm buscado cada vez mais se aperfeiçoar no tratamento de pacientes com esse tipo de problema.
Foi pensando nesses profissionais que a Uniavan e a EME Doctors implantaram o treinamento de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (SAVC). O curso aperfeiçoa as habilidades no tratamento de pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR) e outros ritmos que a antecedem, através da participação ativa em uma série de casos simulados. O treinamento é ministrado pelo coordenador e representante dos cursos da AHA no Brasil, professor Dr. Hélio Penna Guimarães e mais quatro instrutores médicos de Santa Catarina. A próxima turma será em setembro.
O curso ocorre em Balneário Camboriú, no primeiro Centro de Simulações Realísticas da AHA em Santa Catarina, localizado na Uniavan e, recebe profissionais de saúde de todo o país. A carga horária do SAVC é de 14 horas e ele ocorre no Laboratório de Simulações AHA. É dirigido à médicos, enfermeiros e graduandos de medicina e enfermagem.
Alguns conteúdos abordados no curso de SAVC:
• Reconhecimento e tratamento precoce de parada respiratória e PCR;
• Reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca como bradicardia sintomática;
• Manuseio de via aérea;
• Farmacologia relacionada;
• Gerenciamento de Síndromes Coronárias Agudas e AVC;
• Comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação;
• Discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica pode melhorar a evolução dos pacientes;
• Definir os sistemas de tratamento.