Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre inscrições para Curso de Pesquisa Clínica
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para a 2ª edição do Curso Introdutório de Pesquisa Clínica, que tem como principal objetivo disseminar conceitos de pesquisa clínica em parceria com o Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O curso é gratuito, aberto ao público e pode ser feito por qualquer pessoa interessada na temática de pesquisa clínica. Com aulas on-line no formato EaD e com abordagem pedagógica autoinstrucional para que os inscritos possam se dedicar com autonomia e flexibilidade, tem duração sugerida de 16h totais de estudo, entre leitura dos conteúdos e realização das atividades avaliativas para conclusão.
Introdução e fases da pesquisa clínica, boas práticas em pesquisa, bioética, regulamentação e particularidades das pesquisas emoncologia, pediatria e vacinas são alguns dos temas que fazem parte das seis aulas do curso. As inscrições estão abertas até às 16h do dia 15 de outubro deste ano. Além disso, o curso será oferecido até 15 de novembro de 2025, às 23h59.
Os participantes que atingirem média final das notas igual ou superior a 7,0 receberão certificação emitida pela Faculdade de Educação e Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Protagonista em ações que contribuem para a melhoria da saúde brasileira, desde 2008 o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é uma Entidade de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Proadi-SUS, contribuindo para o aprimoramento de profissionais do SUS, gestão de processos e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à saúde pública. A instituição ainda conta com uma década de atuação no ensino contribuindo na educação em saúde por meio da atuação da Faculdade e da Escola Técnica de Educação em Saúde.
De acordo com Maria Carolina Lourenço Gomes, diretora-executiva de Pessoas, Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz atuar em conjunto com o Ministério da Saúde na formação em pesquisa clínica reforça a vocação social da instituição em contribuir com a melhoria da saúde brasileira compartilhando conhecimento científico com o sistema público de saúde.