Academia Nacional de Medicina inaugura Centro de Memória Médica
A Academia Nacional de Medicina inaugurou um Centro de Memória Médica, composto por Museu, Biblioteca e Arquivo. A solenidade fez parte das comemorações do aniversário de 190 anos da instituição, ocorrido no dia 30 de junho.
Sobre o novo espaço, o acadêmico titular e diretor de Arquivo da Academia Nacional de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, também presidente da Associação Paulista de Medicina e da Academia de Medicina de São Paulo, ressaltou: “Temos neste lugar um precioso acervo que nos permite encontrar algumas histórias bem conhecidas e descobrir muitas outras sobre nossa profissão e sobre a sociedade brasileira. Aqui, vamos encontrar o melhor de nossas tradições. Cada vez que um de nós atravessar o umbral deste Centro de Memória Médica, ele encontrará resposta apropriada. Se inebriado em um momento de glória, ele encontrará neste Museu, Biblioteca e Arquivo, a história de gigantes que irão trazê-lo às dimensões adequadas. Se estiver vivendo dificuldades, encontrará aqui exemplos de superação, que o ajudarão a superá-las. Temos aqui a vida da Medicina brasileira. É um privilégio poder viver este momento. Bem haja, nosso presidente, excelentíssimo Professor Jorge Alberto Costa e Silva, por nos assim nos conduzir”.
Além de Amaral, participaram da inauguração o diretor de Museu da Academia Nacional de Medicina, Manassés Claudino Fonteles; o diretor de Biblioteca, Carlos Antonio Mascia Gottschall; o presidente da instituição, Jorge Alberto Costa e Silva; o tesoureiro, Milton Ari Meier; e o ex-presidente Pietro Novellino.