Santa Casa de Chavantes recebe acreditação internacional ACSA
A Santa Casa de Chavantes, administrada pelo Grupo Chavantes, acaba de se tornar a primeira Santa Casa do Brasil a receber a acreditação internacional da ACSA (Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía). O hospital recebeu a certificação após análise realizada pelo Grupo IBES. Os avaliadores examinaram os processos hospitalares, com foco na garantia da segurança do paciente e na excelência dos serviços de saúde. A certificação vale para todos os processos utilizados pelo Grupo Chavantes, inclusive em outras unidades de saúde além da Santa Casa de Chavantes.
A ACSA é um dos modelos de acreditação internacional mais respeitados da Europa e, para uma instituição ser certificada, é necessário atender a padrões rigorosos de qualidade e segurança, distribuídos em três níveis progressivos: Avançado, Ótimo e Excelente.
“A certificação ACSA é uma conquista que marca a trajetória centenária da Santa Casa de Chavantes. Este reconhecimento internacional nos coloca em um patamar de referência no Brasil, e é um reflexo do trabalho árduo de toda a nossa equipe. Além disso, é um exemplo para todo o setor filantrópico no país”, afirma Anis Ghattás Mitri Filho, presidente do Grupo Chavantes, que administra a Santa Casa de Chavantes.
O presidente do Grupo também ressalta a importância da acreditação no atual cenário da saúde no Brasil. “Em tempos de subfinanciamento da saúde e diante de endemias como a dengue e outras arboviroses, onde os hospitais ficam sobrecarregados, é cada vez mais importante buscar mecanismos para melhorar a qualidade do atendimento hospitalar. Nos últimos anos, temos observado altos fluxos de atendimento, o que torna esse esforço ainda mais urgente e necessário.”
A ACSA é reconhecida mundialmente e tem o apoio da ISQua (International Society for Quality in Health Care), sendo uma das poucas organizações europeias com tripla acreditação. O processo de acreditação é dividido em três fases — Autoavaliação, Visita de Avaliação e Acompanhamento — nas quais a instituição deve demonstrar, de forma clara e documentada, o cumprimento dos padrões estabelecidos. Durante essas etapas, são avaliadas desde a gestão hospitalar até a eficiência nos cuidados com o paciente, envolvendo todas as áreas da instituição.