São Paulo sediará evento que debaterá os rumos da pesquisa clínica no Brasil
De 17 a 22 de março de 2025, a cidade de São Paulo será palco de um dos mais importantes eventos sobre pesquisa clínica no Brasil: a Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica, instituída pela Lei Municipal nº 13.227/2001 e consolidada pela Lei nº 14.485/ 2007 como um marco para a conscientização da população sobre a relevância dos estudos clínicos à saúde. Sob a organização da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), a programação reunirá especialistas, pesquisadores e representantes do setor de todo o país para debaterem os avanços e desafios da área.
Estão confirmados grandes nomes de órgãos de referência, como: ANVISA -Agência Nacional de Vigilância Sanitária; MAPA -Ministério da Agricultura e Pecuária-; CFMV -Conselho Federal de Medicina Veterinária-; CONCEA -Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal- e MCTI -Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“A SBPPC atua há 26 anos com o objetivo de promover conhecimento a especialistas e ao público em geral sobre a importância e a finalidade da pesquisa clínica em todos os campos da vida. Além de abordar técnicas e inovações segmentadas a profissionais, nossas atividades têm o propósito de levar informações para a população, visando desmistificar o termo ‘cobaia’ e demonstrar que o estudo científico melhora a assistência e gera produtos seguros, eficazes e com qualidade”, ressalta Greyce Lousana, presidente executiva da SBPPC e referência em pesquisa clínica no Brasil.
Ela acrescenta que, por isso, a entidade promove atividades educativas e eventos também abertos ao público, apoia outras iniciativas e indústrias, além de participar de Grupos de Trabalho quando solicitado por Órgãos do Governo ou Associações.
Na Semana Municipal de Informação e Divulgação da Pesquisa Clínica, a abertura oficial acontecerá no dia 17 de março, com a primeira reunião do Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa de 2025, das 10h às 13h. Entre os assuntos que serão tratados, estão os incentivos governamentais para a condução de estudos clínicos, a regulamentação da área e a segurança para profissionais do setor. À noite, das 19h às 20h, haverá a primeira atividade virtual e gratuita da programação, com o tema: O que os profissionais de pesquisa clínica precisam saber sobre seguros, seguradoras, resseguradoras e corretoras.
Nos dias seguintes, 18 e 19, haverá debates virtuais, das 19h às 20h30, sobre A importância do planejamento de um centro de pesquisa para sua sustentabilidade, e impactos e desafios das novas diretrizes do GCP/ICH na pesquisa clínica, respectivamente.
Já no dia 20 de março, pela primeira vez a SBPPC realizará o Encontro Nacional de Pesquisa Clínica Veterinária, evento presencial em São Paulo, das 8h30 às 18h, com especialistas reunidos em torno de debates sobre os avanços e desafios na área da saúde animal. Entre os palestrantes confirmados, estão Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, e Murilo Vieira da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de laboratório.
Na sexta-feira, 21, o encontro será virtual, das 19h às 20h30, voltado a estudantes e jovens profissionais para abordar cases de formação e inspirações aos novos atuantes do setor.
Para fechar a Semana, o ponto alto será o XXVI Encontro Nacional de Profissionais em Pesquisa Clínica, no dia 22 de março, que trará como tema central: “O que esperar dos profissionais em pesquisa clínica para a próxima década”. Entre os palestrantes confirmados, estão nomes de peso, como Greyce Lousana, presidente executiva da SBPPC, referência na área e responsável por fomentar discussões estratégicas sobre a pesquisa clínica no Brasil, Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e ex-presidente da Anvisa, que abordará os desafios regulatórios e estratégicos para o avanço da pesquisa clínica, Gustavo Mendes, diretor de Regulação, Controle e Qualidade da Fundação Butantan, trazendo insights sobre os aspectos regulatórios essenciais para ensaios clínicos e Luiz Dieckmann, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Farmacologia Prática (Grupo BIPI), que discutirá o impacto da farmacologia na pesquisa clínica.
A programação promete debates enriquecedores e uma oportunidade única para atualização e troca de experiências no setor. Além de ser uma propagadora de conhecimento para a população sobre a importância dos estudos clínicos ao dia a dia das pessoas. Mais informações no site da SBPPC.