O que esperar da gestão do setor da saúde em 2025?

Por Sérgio Okamoto

O setor da saúde é constantemente alterado para aplicar boas práticas e aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente e cabe aos serviços de saúde estarem atualizados e prontos para abraçar novos caminhos, enquanto equilibram inovação e sustentabilidade financeira.

Em 2025, a expectativa é que o esquema continue. E dois aspectos permanecem em alta: a busca por inovação tecnológica nos processos e procedimentos e mais bem-estar para os pacientes. Um relatório da Deloitte mostrou que mais de 75% dos gestores do setor acreditam na tecnologia como um pilar essencial para o crescimento das instituições. Além disso, um estudo global do Euromonitor apontou que os consumidores do mundo todo buscam por mais qualidade de vida ao envelhecer e, nesse sentido, 68% dos brasileiros confiam que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos, ao reduzir riscos para a saúde na rotina.

Assim, para a gestão, é importante balancear os desejos e tendências dos pacientes junto às necessidades e movimentos do setor. Em um cenário em que a relação com as operadoras de planos de saúde está conturbada, conforme pesquisa da Anahp com 94 hospitais, há ainda que se considerar que esse será o maior desafio em 2025.

Pensando em todos estes aspectos, o que se espera para o ano no core da saúde, são as seguintes tendências:

  • Saúde preditiva

Com as pessoas mais focadas no bem-estar e na busca por mais qualidade de vida, espera-se que elas olhem para a própria saúde de forma preditiva.

Assim, os serviços de saúde podem atuar num formato que facilite essa necessidade da população, oferecendo exames preventivos, check-ups, planos individualizados de cuidados e garantindo que os médicos contribuam e incentivem a saúde preditiva. Também podem ser feitas parcerias e combinados com as seguradoras de saúde para estimular que novos pacientes cuidem de si com antecedência, não apenas para remediar sintomas.

  • Atendimento personalizado

Na internet, a hiperpersonalização já é uma realidade. Essa tendência certamente vai se estender aos cuidados presenciais no setor da saúde e é algo a se prestar atenção.

A personalização garante a qualidade, segurança e eficiência dos serviços, além de um atendimento melhor, que faz com que os pacientes se sintam mais acolhidos e únicos. As novas tecnologias digitais, como IA, podem ajudar a facilitar esse processo de organização.

  • Cibersegurança em saúde

Se por um lado espera-se um atendimento personalizado, por outro também existe a expectativa de que haja segurança dos dados.

A cibersegurança preconiza a proteção de servidores, computadores, celulares e outros dispositivos de ataques perigosos, evitando o vazamento de dados e informações críticas dos pacientes. Portanto, é imprescindível que as organizações garantam a privacidade dos pacientes e de suas informações no digital e na vida real. Os dados são bastante sensíveis e quanto mais tivermos acesso a eles, mais cautela devemos ter com eles.

  • Procedimentos minimamente invasivos

Ainda no caminho da tecnologia e inovação, os procedimentos minimamente invasivos se intensificam no mercado, substituindo as abordagens tradicionais e cirúrgicas, pois oferecem alguns benefícios como menor tempo de recuperação, redução da dor e menos complicações.

Os pacientes certamente irão demandar por novas possibilidades de tratamentos com maior segurança e tecnologia. A convergência de sistemas e softwares pode ser essencial para proporcionar novidades e aumentar as possibilidades.

  • Digital Front Door

Um conceito que está se expandindo, principalmente na saúde, é a porta de entrada digital do paciente. Quando pensamos na jornada do cliente, queremos atrair o consumidor e garantir que ele tenha a melhor experiência possível com a marca.

Um dos principais pontos dessa jornada pode ser o primeiro contato digital com a instituição. Com todas as organizações de saúde no mundo digital não apenas se faz necessário se destacar nesse universo, como também proporcionar uma jornada positiva de interação desde o início.

Seja um site, uma rede social ou outro canal, o segredo é usar as tecnologias para aprimorar a experiência do paciente desde o primeiro contato, facilitando o acesso, com informações e uma plataforma intuitiva. Dessa forma, o mais importante é pensar na experiência digital completa desde o início ao final, e quem fizer isso em 2025 e garantir uma presença adequada, certamente vai se destacar e conquistar o paciente.


*Sérgio Okamoto é médico especialista em Saúde Ocupacional e Superintendente Geral do Hospital Nipo-Brasileiro. 

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