Evento debate avanços da oncologia de precisão
O Hospital Sírio-Libanês e o Memorial Sloan Kettering Cancer Center realizam, dias 30 e 31 de agosto, um dos maiores eventos do país para discutir os tratamentos mais modernos contra o câncer, o Intersections: Avanços na Oncologia de Precisão. “Estamos vivendo um momento especial, com muitas descobertas relevantes, que nos estimula a contribuir para o desenvolvimento da oncologia em nosso meio”, explica Dr. Artur Katz, diretor do Centro de Oncologia do Sírio-Libanês. “O que médicos do mundo inteiro tentam entender é como o câncer se iniciou para poderemos enfrentá-lo de maneira mais eficiente, direcionando os agentes antineoplásicos para alvos específicos das células tumorais”, afirma. “E é isso que se entende por oncologia moderna.”
Na prática, a integração dos dados da biologia molecular à evolução clínica, incluindo a resposta ao tratamento de diferentes doenças ou apresentações, vem permitindo reconhecer tratamentos mais eficazes e, eventualmente, menos tóxicos de acordo com o perfil molecular do tumor. “Isso é o que se chama Medicina Personalizada ou, como mais recentemente passamos a denomina-la, Medicina de Precisão. Ela já faz parte de nosso dia a dia e queremos compartilhar esse conhecimento com médicos de todo o país.”
Outro tema que terá destaque neste evento é a Imunoterapia, que precisou de décadas de pesquisa para os especialistas entenderem como o próprio corpo do paciente poderia reconhecer o câncer e se livrar da doença. Após esses anos, os inibidores de checkpoint começam a apresentar respostas animadoras para situações até então “pouco cobertas” pela oncologia.
Para discutir todos esses modernos tratamentos, em especial aqueles voltados para tumores de mama, pulmão, geniturinária e gastrointestinal, o Sírio-Libanês traz 13 especialistas de renome mundial em suas especialidades, como o cirurgião neozelandês Murray P. Brennan, vice-presidente de Programas Internacionais e diretor do Bobst International Center, Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de New York, e do oncologista Jedd Wolchok, chefe do Departamento de Melanoma & Imunoterapia do Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Também estarão presentes, entre outros, o geneticista Michael Berger, o hematologista Sergio Girait, o médico radiologista Christopher Crane.
Serão dois dias de intensa programação para médicos oncologistas, profissionais de saúde em geral e residentes e acadêmicos.