Auréo Delgado é o novo presidente da Federação de Gastroenterologia
A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) anunciou Auréo de Almeida Delgado como novo presidente para o biênio 2025/2026. O médico, que foi eleito por aclamação em Assembleia Geral Ordinária no dia 27 de julho, sucede Sérgio Pessoa, que presidiu a entidade nos últimos dois anos. Auréo de Almeida Delgado assume o cargo a partir deste mês e a comunicação oficial sobre a novidade aconteceu no dia 1 de janeiro, por meio do Instagram da FBG.
“O meu objetivo, e acredito que falo por toda a gestão, é tornar a FBG cada vez mais relevante e representativa para os gastroenterologistas do Brasil. Queremos oferecer aos nossos associados as melhores oportunidades de aprendizado e networking, além de lutar por melhores condições de trabalho e valorização profissional”, afirmou Auréo de Almeida Delgado.
Delgado é natural de Lima Duarte, no interior de Minas Gerais, e se tornou médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, consolidando mais de quatro décadas de formação. Especialista em Gastroenterologia, foi Presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais no triênio 2010-2012, além de Vice-Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia entre 2019 e 2020. Atualmente, é Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e Professor Adjunto da UFJF.
Durante o discurso de posse, o profissional destacou a importância da FBG para a formação e atualização dos gastroenterologistas brasileiros, bem como para a defesa dos interesses da especialidade. “Juntos, com o apoio de cada um, seremos mais fortes e poderemos avançar em nossos objetivos”, relatou.
Ele também anunciou algumas das prioridades da próxima gestão, como a ampliação da oferta de cursos e eventos científicos, o fortalecimento das relações com as sociedades regionais e a promoção da pesquisa na área. O objetivo é desenvolver novas comissões estratégicas, incluindo Publicações, Gastro Sênior, Assuntos Sociais, Imagem e Som, e Admissão. “Seguiremos na missão de fortalecer a Gastroenterologia, promovendo inovação, inclusão e excelência em cada passo do caminho”, mencionou a instituição nas redes sociais.