Quanta Diagnóstico por Imagem recebe acreditação ONA
A organização de saúde Quanta Diagnóstico por Imagem recebeu a acreditação ONA nível 1, Acreditado – que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. Com a conquista, a unidade passa a ser, entre os serviços de Diagnóstico por Imagem, Radiologia e Medicina Nuclear, a primeira clínica de Curitiba a receber essa acreditação, e uma das primeiras do Paraná.
Com foco na segurança do paciente e na excelência dos serviços, a organização de saúde passou por uma avaliação detalhada através de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.
Ser acreditado demostra que a organização da Quanta apresenta padrões de segurança e qualidade no atendimento ao paciente, tem responsabilidade e comprometimento com a assistência segura, integra os processos internos levando a um melhor desempenho, promove a melhoria contínua, identifica riscos, diminui retrabalhos e otimiza os recursos existentes na organização, além de ser uma importante ferramenta de gestão.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias organizações de saúde. “A acreditação da Quanta Diagnóstico por Imagem é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
A conquista é fruto de um trabalho incessante e de longo prazo, segundo relatam os fundadores da clínica, os médicos João Vicente Vítola e Carlos Cunha “A Quanta vem, há 20 anos, prestando um serviço de qualidade na cidade de Curitiba, acolhendo os pacientes que confiam na nossa prestação de serviços, dentro da nossa missão de fazer diagnósticos precisos para que os médicos possam conduzir os melhores tratamentos dos pacientes, sempre com a finalidade de preservação da vida”, afirma João Vicente Vítola. “Além disso, desde 2007 temos uma parceria científica com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU). Sendo assim, a Quanta já vinha sendo reconhecida pela qualidade científica dos nossos trabalhos. Agora, em 2024, a ONA vem coroar outros aspectos de qualidade, com esta certificação em nível nacional”, completa o médico.
“Esta acreditação representa para nós a materialização e confirmação de que estávamos certos na nossa decisão de sempre primar pela qualidade e colocá-la sempre em primeiro lugar. Na nossa trajetória como clínica de diagnóstico por imagem, fomos ao longo dos anos, expandindo nosso portfólio de exames oferecidos, sempre com aceitação positiva da população de Curitiba. Portanto esta acreditação representa para nós a materialização e confirmação de que estávamos certos na nossa decisão de sempre primar pela qualidade e colocá-la sempre em primeiro lugar”, avalia Carlos Cunha.
Mudança de mindset
Antes de receber a acreditação, a Quanta aprimorou diversos itens de seu modo de trabalho para atingir os requisitos de segurança e qualidade do nível 1. Segundo a gerência administrativa da Quanta, a clínica adotou uma mudança de mentalidade que promoveu um ambiente em que todos os colaboradores estão continuamente em busca de melhorias. Entre essas mudanças, está a compreensão do quanto é importante realizar a comunicação de forma primorosa.
“Um dos aprendizados mais significativos durante o processo de certificação foi a importância da comunicação eficaz entre todos os membros da equipe. À medida que implementávamos novas práticas e protocolos, ficou claro que uma comunicação clara e aberta era fundamental para garantir que todos estivessem alinhados e engajados”, relata a gerência, que também salienta que a certificação proporcionou a revisão e documentação de processos, protocolos, rotinas e criação e acompanhamento de indicadores de desempenho.
A acreditação impactou não só a equipe, como também os pacientes, proporcionando benefícios para ambos. “Para a equipe, participar do processo de avaliações e acompanhar a certificação, além do crescimento profissional e desenvolvimento é motivo de orgulho e afeta diretamente a motivação, pois reconhece o esforço e o compromisso dos colaboradores com o planejamento estratégico da clínica. Já para os pacientes, o maior impacto é na segurança e qualidade, uma vez que a certificação garante que os padrões de atendimento são elevados, propiciando mais confiança nos exames”, afirma a gerência.