Jornada com Ludhmila Hajjar apresenta últimos protocolos para sepse
Principal causa de mortes nas UTIs brasileiras, sepse, ou infecção generalizada, será tema de evento da Território Saber, braço educacional do grupo Primum. A “Jornada Sepse Zero” começa no dia 29 de outubro, com evento presencial em São Paulo, transmitido ao vivo para todo o país. Na ocasião, Ludhmila Hajjar, Professora Titular de Emergências Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) e Diretora de Cardiologia no Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, ministrará palestra sobre como reduzir a mortalidade por sepse nos próximos anos.
Destinada a médicos e profissionais de saúde de todo o país, o evento também trará exposição sobre os principais destaques do 37º Congresso Anual da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva, realizado entre 5 e 9 de outubro em Barcelona (Espanha), conduzida pelo cirurgião e intensivista Leandro Taniguchi, médico supervisor da UTI Clínica do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e orientador do programa de pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP. O objetivo é apresentar as mais recentes atualizações sobre o assunto e, principalmente, novidades para as chamadas “UTIs do futuro”.
Os participantes do evento também terão acesso à palestra “Como será a UTI em 2034″ (How will be the ICU in 2034”), ministrada pelo Prof. Jean-Louis Vincent e exclusiva para os inscritos. Vincent é médico e professor de medicina intensiva do Erasme University Hospital, da Universidade de Bruxelas (Bélgica), considerado um dos principais pesquisadores na área, com cerca de 600 artigos originais e 250 artigos de revisão e capítulos de livros. O médico e professor tem 68 livros publicados e é o editor-chefe da “Critical Care”, a mais relevante revista de terapia intensiva no mundo, além de outras duas revistas científicas na área.
Em todo o mundo, a sepse, que provoca resposta inflamatória sistêmica no corpo e pode levar o paciente à falência múltipla de órgãos, mata 11 milhões de pessoas por ano, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, a estimativa é de 240 mil mortes por ano. A Jornada Sepse Zero trará o que há de mais moderno na prática clínica de combate à sepse. A palestra e o curso trarão o que há de mais recente no que se refere a epidemiologia e fisiopatologia, diagnóstico, prognóstico e, principalmente, sobre tratamento e protocolos para salvar vidas.
Serviço
Jornada Sepse Zero
Data: 29 de outubro
Horário: 18h30 às 21h
Local: Centro de Treinamentos do Inrad – Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas FMUSP –
Endereço: Travessa da R. Dr. Ovídio Pires de Campos, 75 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Inscrições aqui.
Data: 30 de outubro, às 20h
Transmissão online da aula “UTI em 2034”, com Jean-Louis Vincent