Mulheres foram as que mais compraram em farmácias no 1º semestre

O Shopper Report do varejo farma, feito pela Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo, revela que nos primeiros seis meses de 2024, as mulheres foram as que mais compraram em farmácias (60%). Quando se olha para a idade do público, considerando os homens, os que têm entre 40 e 49 anos, foram os que mais compraram. Levando em conta mulheres, as que têm entre 30 e 39 anos são as que mais compraram em farmácias.

“Compreender o comportamento de compra dos diferentes clusters de clientes é essencial para uma estratégia comercial eficaz. As variações nos horários de pico entre faixas etárias nas farmácias revelam que uma comunicação direcionada, alinhada ao momento certo para cada perfil de público, pode ser decisiva para aumentar a conversão e impulsionar as vendas. Conhecer o cliente não é mais um diferencial no segmento Farma, mas uma necessidade competitiva”, explica Eduardo Donoso, especialista em Marketing Bnex.

Análise por horário e faixa etária

Na análise de horário de compra por faixa etária, segundo a Bnex, fica evidente a diferença entre os horários de pico entre as faixas etárias mais jovens, de até 49 anos, e as faixas etárias mais idosas, acima de 60 anos. Percebemos um pico de vendas às 18h até a faixa etária dos 49 anos, uma curva parecida na faixa de 50 a 59 anos, mas com uma mudança sutil, com prevalência às 10h e 11h da manhã, e uma evidência significativa dessa inversão nas faixas de 60 anos ou mais, com pico de compra às 10h. A participação das vendas nesse horário aumenta conforme a faixa etária dos clientes cresce.

Esse comportamento está associado à rotina diária dos clientes: quando em idade mais jovem, costumam dar preferência para adquirir seus medicamentos no horário de volta do trabalho, escola ou faculdade, após terem cumprido a maioria dos compromissos mais importantes do dia. Por outro lado, a população mais idosa, que se encontra, em sua maioria, aposentada, prefere os horários da manhã, uma vez que, por não terem tantos compromissos diários, dão prioridade para cumprir suas tarefas do dia já no período da manhã, deixando o restante do dia livre para outras atividades.

Isso demonstra a importância de se aplicar uma inteligência de mercado para instalar um novo PDV (ponto de venda). Ele deve estar localizado no sentido de volta para o trabalho da população mais jovem da área de atuação da loja e próximo de onde a população mais idosa vive, a fim de aumentar a conveniência desse ponto para os seus clientes.

Além disso, demonstra a importância da comunicação certa no momento certo para o cliente certo. Como a população mais idosa tende a utilizar produtos diferentes da população mais jovem, percebe-se que o momento ideal para ofertar produtos como medicamentos de uso contínuo e fraldas geriátricas, por exemplo, seria o período da manhã. Já para ofertar produtos como suplementos, o melhor período seria o do meio da tarde, entre 16h e 17h.

Fluxo de cada faixa etária ao longo do dia

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