Inspirali inaugura sua 15ª escola de medicina em Tucuruí, no Pará
A Inspirali, ecossistema de educação médica que é parte da Ânima Educação, chega à marca de 15 escolas, todas reconhecidas pelo MEC, e uma base de 15,7 mil alunos no segundo trimestre de 2024, sendo 12.218 mil de ensino acadêmico e 3,4 mil de educação médica continuada.
Nos últimos três meses, a Inspirali teve quatro de seus cursos de Medicina reconhecidos com nota máxima no MEC, uma avaliação que considera diversos aspectos importantes como estrutura pedagógica, excelência do corpo docente e infraestrutura oferecida. Foram elas: Universidade São Judas Cubatão (SP), Universidade Anhembi Morumbi Piracicaba e São José dos Campos (SP) e AGES Jacobina (BA).
A 15ª escola de medicina acaba de ser inaugurada em Tucuruí, no Pará. A faculdade Una, tradicional instituição mineira com mais de 60 anos de existência e relevante atuação no ensino superior, terá 50 vagas de medicina com autorização do MEC, por meio do Programa Mais Médicos. A criação deste curso em Tucuruí reflete a importância do município, que abriga a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo, principal fonte econômica da região. Além disso, possui visibilidade no extrativismo vegetal, agricultura rudimentar, pecuária extensiva e a pesca. A cidade possui o PIB de 5,6 bi e a renda per capta de R$ 48,2 mil, de acordo com dados do IBGE/2022.
Na nova Una Tucuruí, os futuros médicos terão à disposição modernas instalações, laboratórios com infraestrutura de ponta, equipamentos de última geração e inovações pedagógicas para garantir a melhor experiência acadêmica. Os estágios serão viabilizados por meio de convênios entre a Una e Inspirali com as secretarias municipais e estadual de saúde para campos de estágio nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais e outros serviços de saúde da região.
Projeto Missões
Com o objetivo de levar qualidade de vida para comunidades com acesso precário à saúde e proporcionar experiência humanitária para futuros médicos, a Inspirali possui um projeto de Missões, integrando alunos e professores. Trata-se de uma experiência em que os estudantes atuam, de forma supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam dentro de sala de aula e que os levam a conhecer, de forma prática, o comprometimento e humanização na profissão. Já foram realizadas oito Missões nas regiões ribeirinhas do Amazonas, uma Missão Internacional na cidade de Benin, na África, três Missões de catástrofe no Rio Grande do Sul para ajudar às vítimas das enchentes e uma no Vale do Jequitinhonha.
“Nosso papel como gestores, como líderes nesta organização, é incentivar a Inspirali a voar cada vez mais alto e a ter um impacto ainda mais relevante na sociedade. Queremos fazer diferença na vida dos nossos estudantes para que eles possam fazer diferença na vida dos seus pacientes”, conclui Guilherme Soarez, CEO da Inspirali.