Cirurgião Ricardo Cohen é empossado presidente mundial da IFSO
Na próxima sexta-feira, 6 de setembro, Ricardo Cohen, médico cirurgião do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz será empossado presidente mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO), na sigla em inglês, International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders.
A cerimônia será durante a 27º Congresso Mundial da entidade que acontece em Melbourne, na Austrália.
A IFSO é uma das instituições médicas mais relevantes do mundo e reúne cirurgiões e todos os profissionais de equipes assistenciais envolvidos no tratamento de pessoas com obesidade de 76 sociedades médicas de diversos países. Uma de suas principais atividades é a promoção do maior congresso de cirurgia bariátrica no mundo, além de publicar regularmente diretrizes de condutas clínicas que ditam a melhor prática em diversos tópicos relacionados à obesidade e suas complicações. A Federação, em conjunto com outras sociedades, também tem papel fundamental no combate ao preconceito que ronda a doença e os pacientes com obesidade.
O mandato de Ricardo Cohen vai até setembro do próximo ano, ele substitui o austríaco Gerhard Prager, atual presidente da Federação Mundial.
Com doutorado em clínica cirúrgica, o médico cirurgião do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Cohen, é uma referência mundial em obesidade, diabetes e cirurgia bariátrica. Ele é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (2011-2012), ex-presidente do capítulo latino-americano da IFSO (2018-2019), membro honorário da Sociedade Espanhola, Argentina, Egípcia, (entre outras) de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, e foi apontado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (American Society for Metabolic and Bariatric Surgery – ASMBS), como um dos 30 médicos mais influentes do mundo nesta área do conhecimento. Já publicou mais de 250 artigos e nove livros.
A frente da IFSO, o especialista terá como desafio promover discussões científicas a respeito dos melhores tratamentos disponíveis para a obesidade, além de contribuir com a ampliação do acesso aos melhores tratamentos clínicos e cirúrgicos para o controle da obesidade e de suas doenças associadas.
“É uma honra e uma grande responsabilidade assumir a presidência de uma das mais importantes entidades médicas do mundo. Vamos trabalhar conjuntamente, com as principais instituições médicas e científicas de todos os continentes para estimular e ampliar a produção científica, para garantir mais acesso aos melhores tratamentos clínicos e cirúrgicos para cada indivíduo, respeitando as necessidades de cada paciente e as particularidades de uma doença multifatorial que é a obesidade. Nosso propósito é contribuirmos efetivamente para a redução da maior epidemia enfrentada pela sociedade contemporânea”, afirma Ricardo Cohen.