Inscrições para Prêmio de Psiquiatria TYSA seguem até 01/08
O Prêmio TYSA (Torrent Young Scholar Award) está com inscrições abertas, até o dia 1º de agosto, para residentes do 3º ano em Psiquiatria, de instituições de ensino públicas ou privadas do Brasil inteiro, que desejam adquirir uma visão mais ampla e aprofundada da área e aumentar as suas perspectivas de atuação na profissão.
O prêmio, que é uma iniciativa educacional da Torrent Pharma, em colaboração com o Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), oferece um programa composto por oito aulas gratuitas ministradas por renomados professores da USP, com certificado ao final.
O curso é online e os participantes terão acesso a uma plataforma para expandir suas habilidades e conhecimentos. Nas aulas, os jovens residentes passarão por uma combinação única de reconhecimento, formação de alta qualidade e oportunidade de desenvolvimento profissional, posicionando-se como futuros líderes na área da Psiquiatria.
O coordenador do TYSA, Caio Petrus, explica por que o prêmio é uma iniciativa valiosa para os residentes em psiquiatria. “Oferece uma oportunidade ímpar de aprimoramento profissional e acadêmico. A participação no programa não apenas amplia o conhecimento dos jovens psiquiatras em temas críticos e contemporâneos da prática clínica, mas também lhes proporciona visibilidade e reconhecimento no campo”, afirma.
Segundo Petrus, a abordagem de conteúdos relevantes prepara os profissionais para os desafios atuais e futuros da psiquiatria. “A interação com renomados professores e a possibilidade de participar de eventos e congressos de destaque contribuem significativamente para o desenvolvimento de uma carreira sólida e inovadora”, comenta.
O programa
A edição de 2024 do TYSA possui quatro módulos com temas ligados à prática clínica. O primeiro – Psiquiatria forense aplicada – aborda as consequências do diagnóstico e a responsabilidade do psiquiatra, além de internação involuntária e questões legais.
Já o segundo módulo – Pós-pandemia Covid-19: o que aprendemos e como evoluímos? – terá como foco transtornos mentais, suicídio, receita não-farmacológica e a desprescrição: “a vida depois do remédio”. O terceiro – Virada psicodélica: novas perspectivas em vista – discutirá cannabis, canabidiol e o uso terapêutico de alucinógenos em saúde mental, além do uso de psicodélicos em tratamentos de saúde mental.
O quarto e último módulo do programa é o “Psiquiatria Digital”, que explanará sobre como utilizar novas tecnologias de inteligência artificial na prática clínica, além de abordar questões sobre a relação médico-paciente na era da inteligência artificial.
Os professores de alta excelência do curso são: Daniel Barros, Emi Mori, Rodolfo Damiano, Arthur Danila, André Negrão, David Nutt, Edson Amaro e Gregory Fricchione.
O médico psiquiatra Arthur Danila ministrará a aula “Receita não farmacológica e desprescrição: a vida depois do remédio”, integrante do módulo 2 do programa – “Pós-pandemia Covid-19: o que aprendemos e como evoluímos?”. Para o professor, a receita não farmacológica representa uma abordagem revolucionária na psiquiatria moderna, focando no tratamento das doenças crônicas além da prática convencional, o que, segundo ele, promove reflexões e ações de mudança de hábitos.
“Nesse intuito, educar os pacientes sobre a autogestão de sua saúde é um componente crítico para a desprescrição bem-sucedida, empoderando-os a tomar decisões informadas e responsáveis sobre seu tratamento”, comenta o psiquiatra sobre parte do conteúdo que será abordado por ele durante a aula aos residentes do programa.
Premiações
Duas avaliações – em setembro e novembro – serão aplicadas e os cinco finalistas, sendo um de cada região do Brasil, participarão de uma banca de avaliação no Departamento de Psiquiatria da USP, na cidade de São Paulo, com custeio de passagem aérea e hospedagem (se aplicável). A banca final está prevista para o mês de dezembro.
Os finalistas ainda ganharão um dia de visita ao Instituto de Psiquiatria (IPq); inscrição para o Congresso Clínica Psiquiátrica 2026; e voucher da Editora Manole. O aluno vencedor receberá inscrição para um curso online da série Clínica Psiquiátrica; inscrição e custeio de passagem aérea e hospedagem para participação no Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP) ou Brain 2025 e o certificado de vencedor do Prêmio Torrent-TYSA.
O vencedor de 2023
Ao longo dos anos, o Prêmio TYSA tem contribuído significativamente para a formação de uma nova geração de psiquiatras comprometidos com a excelência e a inovação da profissão. Luis Lopes Sombra Neto, de Fortaleza, Ceará, foi o vencedor da última edição do prêmio, em 2023. O jovem psiquiatra celebra a experiência adquirida.
“Participar do Prêmio TYSA 2023, sem dúvidas, fez-me um psiquiatra melhor. As aulas com temáticas amplas contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional, as experiências compartilhadas pelos professores foram inspiradoras e a troca com os outros alunos fizeram-me conhecer outras realidades da Psiquiatria na imensidão do Brasil”, diz.
O jovem psiquiatra ressalta, ainda, a oportunidade de conhecer o renomado centro de ensino, pesquisa, extensão e assistência Instituto de Psiquiatria, da USP. “E representar com orgulho nessa premiação a minha instituição de formação [Hospital Universitário Walter Cantídio – Universidade Federal do Ceará], o meu Ceará, o meu Nordeste”, celebra.
Para os residentes que estão finalizando seu percurso de formação na Psiquiatria, Luís deixa uma dica: “Não percam essa oportunidade! Vocês serão psiquiatras bem mais completos após essa vivência”, finaliza o vencedor do Prêmio TYSA 2023.
Inscrições
Em sua 10ª edição, o Prêmio TYSA (Torrent Young Scholar Award) tem como objetivo principal identificar e promover talentos emergentes na psiquiatria.
Os jovens residentes que tiverem interesse podem se inscrever, gratuitamente, no site do prêmio. Na página, ainda estão disponíveis mais informações e o regulamento.