Journal of Clinical Epidemiology destaca importância da capacitação de pesquisadores
Os resultados de uma capacitação realizada pelo projeto Diretrizes, do Ministério da Saúde, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), foi publicado, na semana passada, no Journal of Clinical Epidemiology, revista internacional de destaque no meio científico.
O artigo detalhou como foi realizado o treinamento de pesquisadores brasileiros para a utilização do Sistema GRADE, utilizado oficialmente pelo Ministério da Saúde na construção de diretrizes clínicas e em atividades de avaliação de tecnologias em saúde, que identifica se os resultados de uma revisão científica são confiáveis. Esses profissionais estavam envolvidos na produção de diretrizes clínicas brasileiras para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados demonstraram que a capacitação trouxe novas possibilidades de abordagens, ampliando o uso da ferramenta.
De acordo com a líder do Diretrizes, Suena Medeiros, na área da saúde, tão importante quanto realizar pesquisas científicas, é saber como utilizar os dados derivados desses ensaios para oferecer as melhores terapias e tratamentos para os pacientes.
“Todos os dias aparecem novos resultados sobre tratamentos e procedimentos em saúde, mas é importante entender o quanto confiamos nas evidências sobre os efeitos dessas intervenções. Para isso, usamos o sistema GRADE, que orienta como avaliar a nossa confiança nas estimativas de efeito, ou seja, mais do que saber se um tratamento é eficaz, precisamos entender se aquele resultado vem de fontes adequadas, com soluções precisas e que apontam para a mesma direção”, ressalta.
O Sistema GRADE atribui níveis de evidência que direcionam a força de uma recomendação em saúde. “Ter profissionais mais capacitados é muito importante para uma melhor definição de diretrizes e para gerar recomendações mais assertivas”, complementa a pesquisadora.
O artigo é um produto da colaboração com pesquisadores internacionais que desenvolveram o Sistema GRADE, Ministério da Saúde e a equipe do projeto.
Diretrizes
O projeto Diretrizes, que está no 4° triênio de execução, tem por objetivo principal o apoio no desenvolvimento de metodologias para diretrizes clínico-assistenciais para o SUS. Entre os feitos alcançados em quase dez anos, estão o desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para doenças como a de chagas, insuficiência cardíaca e artrite reumatóide. Ainda foi realizado o Manual de Implementação, as Diretrizes Metodológicas de Elaboração de Diretrizes Clínicas, as Diretrizes Metodológicas do Sistema GRADE e as Diretrizes Metodológicas para Avaliação Econômica em Saúde.
Atualmente, o trabalho visa a qualificação e o aperfeiçoamento profissional do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Ministério da Saúde, com objetivo de desenvolver e disseminar a metodologia aplicada para a elaboração das diretrizes clínico-assistenciais e ATS.