Pesquisa revela prioridade em investir em tecnologias para aprimorar o atendimento
Pesquisa da FOLKS revela que a tendência das instituições de saúde brasileiras para 2024 é aprimorar o atendimento ao paciente. Realizado de janeiro a dezembro de 2023 com 131 entidades públicas, privadas e filantrópicas em 21 estados brasileiros, o estudo destaca ainda o potencial de transformação digital nas áreas financeira e nas unidades de atendimento e internação dessas instituições.
A pesquisa contou com a colaboração de Diretores Médicos, Diretores de Tecnologia, Diretores Executivos, Gerentes e Coordenadores de instituições de saúde com até 1.200 leitos nas capitais de todas as regiões do país. Os resultados mostram as áreas que mais precisam de melhorias em processos ou tecnologias na saúde.
A maior oportunidade para inovações está na área de Atendimento ao Paciente, com 48% das respostas, seguida pelo Setor Financeiro (32%) e, por último, as Unidades de Atendimento e Internação (25%).
“A pesquisa aponta a crescente busca por aprimorar a jornada do paciente dentro das instituições, tornando a experiência dele mais fluida em todos os pontos de contato. O dado sobre o setor financeiro reflete a necessidade de as instituições automatizarem seus processos digitais e assim reduzirem falhas administrativas, aumentarem o ticket médio e gerarem maior rentabilidade”, explica o CEO da FOLKS, Cláudio Giulliano.
Para 2024, as lideranças dessas instituições planejam focar seus investimentos em ‘digital front door’. Algumas dessas tecnologias são desenvolvidas exclusivamente para pacientes e oferecem acesso facilitado a informações e serviços de saúde de forma móvel, rápida e personalizada até mesmo antes de chegarem ao hospital, clínica ou laboratório.
A expectativa é que tais iniciativas contribuam não apenas para uma melhora significativa em todas as fases da jornada do paciente, mas também para uma transformação digital abrangente, reforçando o compromisso das instituições de saúde com a inovação e eficiência no setor.