Vera Cruz Hospital: 77 anos de amor à camisa
Por Erickson Blun
Diz-se, no jargão futebolístico, tão popular em nosso país, que a tradição dos clubes e o “peso da camisa” devem sempre entrar em campo com os jogadores. E os atletas, por sua vez, da mesma forma, têm a missão de honrar a história do “manto” que ostentam, sobretudo, em grandes clássicos, oportunidades de ouro para aparecerem e mostrarem seu verdadeiro valor e “tamanho”.
Em 2020, o Vera Cruz Hospital, o Vera Cruz Casa de Saúde, o Vera Cruz Medicina Diagnóstica, o Vera Cruz São Camilo (Indaiatuba) e todos os nossos serviços de saúde viveram – e ainda vivem – um de seus momentos “grandes clássicos”: quando precisaram ratificar sua assertividade, tradição, pioneirismo e, principalmente, competência, o fizeram com maestria e notório zelo pela saúde das famílias de Campinas e região, no enfrentamento ao coronavírus.
No último sábado (30), quando celebrou os seus 77 anos, o Vera Cruz Hospital, bem como todos os seus colaboradores, olhará para trás sabendo o valor e o tamanho que tem: debaixo do guarda-chuva da Hospital Care (holding administradora de hospitais) desde 2017, pegamo-nos diante de algo desconhecido. Unimo-nos como nunca e trabalhamos com a firmeza, a seriedade e a disciplina de sempre. Em torno da perspectiva de um futuro mais promissor, criamos protocolos em cima de uma agenda já bem-sucedida, aliamos ao nosso cotidiano profissional e, desde então, temos lutado contra a Covid-19, sem jamais descuidar das outras doenças e ainda lutamos na prevenção de outras patologias.
Celebramos, desde meados de março, quando voltamos boa parte de nossas UTIs ao tratamento de pacientes acometidos pela doença, mais de 500 altas médicas de pacientes que pegaram o novo coronavírus. E, embora a guerra ainda não tenha acabado, a expectativa de dias melhores começa a ressurgir dentro de cada um de nós. Afinal, a vida precisa seguir o seu rumo.
Já reinventados, mas com a excelência usual, aos poucos vamos voltando às rotinas. Porém, sem nunca esquecer daquilo que mais prezamos: o cuidado com a vida. Apenas dois anos após entrarmos para a história como a primeira instituição privada fora das grandes capitais a realizar cirurgias robóticas, chegamos, neste mês, à 500ª operação com o robô Da Vinci XI, confirmando, ainda, a nossa vocação para aliar tecnologia ao preparo humanizado de nosso corpo clínico, pelo qual já somos amplamente reconhecidos.
Desta forma, alçamos o sétimo ano de nossa oitava década tendo expandido, aos poucos, mas amplamente, nossas especialidades. Enquanto alguns temem entrar em campos desconhecidos, nos destacamos pela atuação de excelência em toda e qualquer área da medicina, pois temos como missão e motivação: a vida.
Sem nos furtar de quaisquer investimentos e empreendimentos, incentivando o campo das ideias, passando por cima de todos os obstáculos, para sempre estudando a magnífica área da saúde e enfrentando cada desafio com a mesma coragem, continuaremos usando toda a nossa expertise para cuidar de nossos pacientes, de nossos profissionais, de nossas famílias, de nossa cidade, de nossa região, com todo o afinco. Sempre unidos, disseminando amor, seguimos acreditando e confiando cada dia mais em nossa equipe – que veste a camisa com amor, honra e orgulho –, na nossa sociedade e em Deus, sempre a nos reger. Que venham mais 77 anos!
*Erickson Blun é Diretor Presidente do Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde, Vera Cruz Medicina Diagnóstica e demais serviços do HUB Campinas.