InovaHC, do HCFMUSP, abre inscrições para a 6ª edição do In.cube
O InovaHC, Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), está com inscrições abertas para a 6ª edição do programa In.cube. Trata-se de uma capacitação empreendedora gratuita voltada para o desenvolvimento de projetos na área da saúde, de base tecnológica, assistencial, educacional ou de gestão, que estejam em fase inicial, apresentem viabilidade técnica e potencial de gerar impacto social.
As iniciativas inscritas devem se relacionar à criação de novos produtos, serviços e processos que utilizem tecnologias físicas (hardware e equipamentos médicos), digitais (softwares e algoritmos de inteligência artificial) ou biológicas (biotecnologia).
O programa inclui acesso a consultorias personalizadas, oficinas, mentorias com especialistas e outras atividades visando ajudar as equipes multidisciplinares a aprimorarem e evoluírem suas ideias. Há, ainda, a oportunidade de apresentar os trabalhos para eventuais parceiros, clientes e investidores.
O presidente do InovaHC, Prof. Giovanni Guido Cerri, enfatiza que os participantes concluem a jornada no programa com o protótipo validado e um modelo de negócios estruturado. “O In.cube reforça o compromisso do HCFMUSP com o progresso do ecossistema de inovação. O objetivo é oferecer a capacitação e o apoio técnico necessários para impulsionar projetos inovadores aplicáveis, transformando-os em negócios sustentáveis com resultados expressivos para a saúde”, afirma.
Esta edição terá sete meses de duração, com início em 22 de setembro de 2025 e conclusão em 08 de maio de 2026, incluindo um mês de férias no fim do ano. Podem participar equipes compostas por, no mínimo, dois e, no máximo, cinco integrantes, sendo estes pessoas físicas maiores de 18 anos, graduandos e profissionais formados. Serão selecionados até 16 grupos -quatro vagas são reservadas para equipes que tenham, ao menos, um representante preto, pardo ou indígena e outras cinco para grupos com colaboradores do HCFMUSP e da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
A Gerente de Programas no InovaHC, Evelyn da Silva Bitencourt, explica que a iniciativa busca incentivar a diversidade de perfis, com grupos formados por pessoas de origens e áreas de atuação variadas, como saúde, negócios, tecnologia ou pesquisa. “Esperamos receber, cada vez mais, participantes de diferentes lugares do Brasil, pois acreditamos que boas ideias e soluções transformadoras estão espalhadas por todo o país. Além disso, a multidisciplinaridade da equipe agrega muito para um resultado mais completo”, ressalta.
Ao longo das cinco primeiras edições, o In.cube somou 287 projetos inscritos, 90 selecionados, 83 tecnologias apoiadas, 793 pessoas capacitadas e 28 soluções com interesse de investidores.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de agosto, pelo site no qual os interessados também podem consultar mais informações e o edital completo.