5 países que mais exportaram produtos médicos para o Brasil

A pandemia de Covid-19 movimentou o mercado de Supply Chain em todo o mundo. A Descartes, empresa que fornece soluções de logística e Supply Chain baseadas em nuvem, realizou uma pesquisa e revelou quais países mais forneceram produtos médicos e hospitalares durante o primeiro trimestre de 2020.

Os Estados Unidos lideraram o ranking com mais de 293 milhões de produtos médicos e hospitalares importados para o Brasil durante o primeiro trimestre de 2020. Esse valor representa um crescimento de 5% quando comparado ao mesmo período de 2019.

A lista segue completa com China, 200 milhões, Alemanha, 152 milhões, Cingapura, 84 milhões e Argentina, 63 milhões, respectivamente. Patricia Bianco, responsável pela área de Inteligência de mercado internacional da Descartes, explica que a partir de fevereiro já foi possível identificar a queda substancial por conta da Covid-19. “Em nossa pesquisa, a importação de produtos médicos e hospitalares já foi sentida no segundo mês de 2020. Esse indicador foi fundamental para as empresas adequarem novas estratégias de Supply Chain”.

Segundo a executiva, todas as fontes e dados observados foram retirados de fontes oficiais do Brasil. “As estatísticas foram extraídas através dos dados de importação e exportação e estão de acordo com a autorização governamental”, finaliza.