Maior congresso de cirurgia da mão do país debate avanços para área
Em agosto, o Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e que chega a sua 45ª edição, desembarca em Belém, no Pará, reunindo os maiores especialistas da área – do Brasil e do mundo – para uma imersão em conhecimento, técnicas avançadas e intercâmbio científico. Intitulado “Amãozônia”, o evento acontecerá de 21 a 23 de agosto, e médicos e residentes de todo o país podem se inscrever acessando o site.
Integrada ao evento, acontecerá a Jornada SBTM, com a participação da Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão e do Membro Superior.
Como prévia da vasta programação, em 20 de agosto será realizado o curso pré-congresso Ibra, que trará dicas e truques práticos em cirurgias da mão, punho e cotovelo. Em paralelo, outra atividade será voltada ao tema “Ultrassom e medicina regenerativa e da dor na cirurgia da mão”.
Já a partir do dia 21, importantes nomes da cirurgia de mão estarão à frente de palestras, simpósios, mesas redondas, além de diversos cursos de atualização, envolvendo temas como “Retalhos em Membros Inferiores”; “Diferenças Congênitas”; “Contratura e retalhos em sequela de lesões em mãos de crianças”; “Nervos: Perda de substâncias”; “Artroscopia” e “Reimplantes”.
Outro destaque da programação será o Highlights IFSSH 2025, que trará as melhores discussões do Congresso Trienal da IFSSH (International Federation of Societies for Surgery of the Hand), que aconteceu entre os dias 24 e 28 de março, em Washington, D.C. Participarão cirurgiões dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Índia e Argentina. Especialistas de Portugal, Espanha, Alemanha e México completam a grade de convidados internacionais do Congresso.
“O Amãozônia reafirma o papel da SBCM como referência no desenvolvimento técnico e científico da cirurgia da mão. Nossa proposta é oferecer uma programação de alto nível, com conteúdos que dialogam com os desafios reais da prática médica, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para uma troca rica de conhecimentos. É um momento estratégico para promover o avanço da especialidade e fortalecer a formação dos profissionais que atuam na área”, salienta o presidente da SBCM, Rui Barros.
Ação social
Em iniciativa prévia ao 45º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, a SBCM, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA), realizará importante ação social que atenderá, gratuitamente, 20 crianças e adolescentes com cirurgias ortopédicas de alta complexidade, para correções de deformidades congênitas e sequelas de traumatismos. Os procedimentos serão realizados no Hospital Regional Abelardo Santos (HAS), em Icoaraci e acompanhados no CIIR (Centro Integrado de inclusão e Reabilitação).
O presidente da SBCM ressalta a relevância da ação diante da carência de profissionais especializados no país. Segundo a Pesquisa Demografia Médica 2025, conduzida pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), junto ao Ministério da Saúde, 1.140 profissionais têm título em Cirurgia da Mão no Brasil. Desse número, apenas 3,4% estão na região Norte, sendo 2 no Acre, 2 no Amapá, 2 em Roraima, 3 no Tocantins, 5 em Rondonia,10 no Amazonas e 19 no Pará.
“Ainda há uma grande deficiência de especialistas nesse tipo de cirurgia na região, o que torna a iniciativa ainda mais crucial. Essa ação é fundamental para proporcionar qualidade de vida a essas crianças e uma oportunidade de transformação para o futuro delas”, conclui.
Serviço
45º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão (Amãozônia)
Data: De 21 a 23 de agosto
Local: Hangar – Centro de Convenções e Comércio da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/nº – Marco, Belém – PA)
Inscrições e programação aqui.