Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes anuncia vencedores de 2025
Em parceria com o A.C.Camargo Cancer Center, a Família Ermírio de Moraes, anunciou os vencedores da 4ª edição do Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes – Inovações Pela Vida (JEEM). A iniciativa busca reconhecer pessoas e organizações que desenvolveram propostas inovadoras para impulsionar a saúde oncológica no Brasil. O encontro contou com a presença de Nizan Guanaes, José Ermírio de Moraes Neto, Liana Maria Carraro de Moraes e Victor Piana, CEO do Cancer Center.
A premiação ofereceu gratificações de R$100 mil para as soluções vencedoras em cada uma das categorias do prêmio – totalizando 2 premiados. No evento, que aconteceu na Unidade Itaim do A.C.Camargo Cancer Center, foi entregue os prêmios da categoria “Deep Techs: iniciativas científicas de potencial empreendedor para oncologia” para Raimundo Lima, da BioUs Cancer Therapeutics e da categoria “Digital Health: Iniciativas ou soluções digitais de saúde para oncologia” para Viviane Teixeira da Allyve by Oncodata.
“A inovação está na essência do A.C.Camargo e, é por meio dessa iniciativa, em parceria com a família Ermírio de Moraes, que nos conectamos com o que está acontecendo de mais novo na oncologia fora o Cancer Center. Aqui podemos debater juntos como ajudar os empreendedores a aprimorarem seus projetos para, de fato, causarem impacto no setor”, afirma o José Humberto Fregnani, Superintendente de Estudo, Pesquisa e Inovação do A.C.Camargo Cancer Center.
De acordo com Fregnani, nos últimos três anos do Prêmio JEEM, mais de 120 projetos criados por profissionais de todas as regiões do Brasil foram submetidos a análise. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores ainda contaram com a possibilidade de participação em eventos, workshops e acesso a toda a rede de network com profissionais do A.C.Camargo, especialistas e comunidade do câncer. O prêmio Inovações pela Vida está contido no Prêmio José Eduardo Ermírio de Moraes, que abarca outras iniciativas do mesmo gênero e homenageia o legado de Duda.
Deep Techs: iniciativas científicas de potencial empreendedor para oncologia
Soluções/empresas nascidas com base em resultados de pesquisa científica e/ou inovações tecnológicas que tenham potencial de virar negócio e chegarem ao mercado. As Deep Techs geralmente são desenvolvidas por estudantes, engenheiros, cientistas e pesquisadores, possuem maiores desafios de escala de reprodução e distribuição, estão relacionadas a certo grau de incerteza sobre suas aplicações comerciais, necessitam de altos investimentos, demandam maior tempo de validação, por meio de estudos científicos complexos e/ou ensaios clínicos, e necessitam de evidência de segurança e eficácia para obterem aprovação de órgãos regulatórios antes de irem ao mercado. Alguns exemplos de soluções de Deep Techs são: produtos biotecnológicos, novos medicamentos ou terapias, vacinas, tecnologias para diagnóstico, dispositivos, entre outros.
Digital Health: Iniciativas ou soluções digitais de saúde para oncologia
Propostas de soluções digitais inovadoras para a saúde oncológica brasileira, que tenham potencial de virar negócio e chegarem ao mercado. Digital Healths são empreendimentos nascidos com base na investigação de necessidades não atendidas de mercado, não possuem ou possuem poucas limitações de escala de reprodução e distribuição, além de menores exigências regulatórias antes de irem ao mercado. Alguns tipos de soluções que se enquadram nessa categoria são: telemedicina, softwares, wearables, Inteligência Artificial, IoT, Realidade Virtual ou Aumentada, Computação Quântica, Big Data, serviços e/ou modelos de negócios inovadores, entre outros.


