Congresso da SBGM discute linha de cuidado em genética médica
O 35º Congresso Brasileiro de Genética Médica, realizado pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) de 28 a 31 de agosto, em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal, na Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá – MT, promete ser um marco na área da genética médica no Brasil. “Por anos a genética médica focou na questão do diagnóstico e da orientação no aconselhamento genético. Agora, vamos dar um passo além e mostrar que há muito o que se fazer pelo paciente e pela família dele também, visando a melhora do quadro clínico da doença e da qualidade de vida de todos os envolvidos. Daí o tema central do Congresso da SBGM ser a linha de cuidado em genética médica, inclusive sob a ótica do SUS, na atenção primária, em que a suspeita do diagnóstico permite à pessoa receber um serviço especializado, bem como tratamento e acompanhamento adequados. A lógica dessa linha de cuidado integral e manutenção do Sistema Único de Saúde deve valer inclusive para as doenças genéticas, sejam elas raras ou não”, diz o presidente do Congresso, Marcial Francis Galera.
“O conhecimento acerca das causas genéticas e da interação entre genes e ambiente no processo saúde-doença cresce exponencialmente; e esse conhecimento deve ser oferecido a toda a sociedade, especialmente para as famílias atingidas por condições genéticas. O 35º Congresso Brasileiro de Genética Médica firma o compromisso da SBGM na construção de linhas de cuidado a indivíduos e famílias com condições genéticas a partir de uma programação atualizada e que privilegia a interação multidisciplinar com o conhecimento gerado por nossos especialistas no Brasil e a nossa internacionalização bem como a defesa de um Sistema Único de Saúde com uma Política Nacional de Atenção Integral a Doenças Raras”, reforça a presidente da SBGM, Ida Vanessa Schwartz.
Programação científica do 35º Congresso SBGM
Com uma programação científica bastante ampla e variada e palestrantes nacionais e internacionais de renome, o Congresso está dividido em seis grandes eixos de discussão: as doenças chamadas de erros inatos do metabolismo, a neurogenética, a oncogenética, os aspectos genéticos da reprodução humana, a ética em genética médica e a dismorfologia, que diz respeito às síndromes com alterações nas características físicas, principalmente.
Vale destacar que a conferência de abertura do Congresso será realizada pelo médico geneticista e professor Décio Brunoni, que falará sobre a importância de John Opitz para a genética médica mundial e brasileira.
Serviço
35º Congresso Brasileiro de Genética Médica
Data: 28 a 31 de agosto
Local: Centro de Eventos do Pantanal – Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá – MT
Acesse o site do Congresso com todas as informações e programação completa aqui.