ACESSA divulga a 3ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde
Prevenir doenças, adotar hábitos saudáveis, aprofundar conhecimentos sobre o uso responsável de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e discernir informações de qualidade sobre saúde física e mental – são alguns dos temas centrais da edição 2024 do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA. O intuito é selecionar e divulgar campanhas, programas, cartilhas, guias, estudos e pesquisas relacionados ao conceito de Autocuidado, qualidade de vida e escolhas saudáveis.
Destinado a profissionais do setor público, privado, terceiro setor e startups do país, o prêmio possui três categorias – Comunicação em Saúde e Autoconhecimento; Promoção à Saúde; e Uso Racional de MIPs & Outros Produtos -, além de um reconhecimento especial cujos critérios serão divulgados em breve.
“Estamos extremamente entusiasmados em lançar a terceira edição deste prêmio. Ao longo das versões anteriores, testemunhamos iniciativas transformadoras que têm impactado positivamente a saúde e o bem-estar das pessoas, promovendo a autonomia e o conhecimento em Autocuidado. Nesta nova fase, esperamos receber ainda mais projetos inovadores e inspiradores, que contribuam para fortalecer o conceito de Autocuidado em saúde. Estamos ansiosos para reconhecer e premiar os esforços que estão fazendo a diferença em nossa comunidade e esperamos continuar incentivando e apoiando essas iniciativas para ajudar todas as pessoas a terem uma qualidade de vida melhor”, comenta Marli Sileci, presidente executiva da ACESSA.
Os trabalhos serão avaliados por um júri técnico em duas etapas. Na primeira, as notas definirão três finalistas de cada categoria, que serão divulgados nos sites da premiação, da ACESSA e da revista VEJA SAÚDE. Posteriormente, todos os jurados votarão para eleger os vencedores – estes serão anunciados em cerimônia a ser realizada em Brasília, em 10 de julho, mês em que é celebrado o Dia Internacional do Autocuidado.
Em 2023, a premiação reconheceu profissionais responsáveis por uma plataforma que apoia mulheres na jornada da maternidade, um guia digital para prevenir quedas em casa e um aplicativo que auxilia o cotidiano de pacientes com epilepsia. No Reconhecimento Especial, foi destacada uma ação que promove o investimento em educação para combater fake news em saúde.
Veja o regulamento completo e saiba como participar aqui.