Projeto vai revelar os 100 melhores hospitais públicos brasileiros
Um projeto inédito no país, encabeçado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), vai revelar os 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Os “top 10” serão premiados em maio de 2026.
A iniciativa conta com a parceria da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), do Instituto Ética Saúde (IES), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A lista dos hospitais indicados ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil será divulgada em janeiro e considerará serviços hospitalares dos governos federal, estadual ou municipal, com atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Os 100 concorrentes ao prêmio incluem hospitais gerais — adultos ou pediátricos — e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no SIH (Sistema de Informações Hospitalares) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não serão incluídos.
Para a definição dos 100 “finalistas”, foram aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes internados, dentre outros.
A relação dos 100 indicados será posteriormente ranqueada, com base em pesquisa de satisfação independente com os pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelos hospitais. Também será considerada uma avaliação de eficiência que cruzará os dados de atendimentos com a disponibilidade de recursos financeiros.
Com a iniciativa, o Ibross busca reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar do país.
