Paciente no Centro do Cuidado é tema do 10° Fórum da FEMAMA
A última década foi revolucionária para o entendimento, o diagnóstico e o tratamento dos cânceres femininos. Novas drogas, tecnologias, pesquisas e protocolos foram desenvolvidos por uma medicina de precisão cada vez mais avançada e calcada na doença em cada indivíduo. Mas como fazer com que os avanços da medicina sejam aplicados nas políticas públicas em prol da saúde do paciente? Informar, engajar e sensibilizar. “Precisamos falar sobre o panorama do câncer no Brasil e sobre a forma como lidamos com ele. Não há outra maneira de engajar a população e incentivá-la a exigir políticas públicas mais igualitárias, justas e avançadas senão por meio do compartilhamento de informações”, explica Maira Caleffi, Médica Mastologista, Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento, Fundadora e Presidente Voluntária da FEMAMA, e Presidente do Conselho de Diretores do IGCC (Instituto de Governança e Controle do Câncer).
O 10° Fórum de FEMAMA apresentará as informações mais inovadoras sobre o câncer e discutirá as realidades de quem vive o problema no dia a dia, com ênfase nos grupos de pacientes que acompanham pessoas com câncer .
Esse é o objetivo do 10ª Fórum de Controle do Câncer Feminino, que acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo, e que tem como tema O Paciente no Centro do Cuidado. Organizado pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas em Apoio à Saúde da Mama – o evento contará com seis palestras ministradas por importantes especialistas que se dedicam à causa, com profissionais que representam as maiores federações dedicadas a oncologia, como o Instituto Vencer o Câncer, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e Instituto Nacional do Câncer, entre outros. Dentre os assuntos, serão abordados, as perspectivas e os desafios do controle do câncer no Brasil, a detecção precoce, a incorporação de tecnologias em saúde e a relação entre qualidade de vida e prevenção. “O objetivo do fórum é abrir um espaço de discussões qualificadas sobre o câncer femininos e também promover o diálogo entre dois atores fundamentais desse panorama: os médicos especialistas e as ongs que dão suporte ao paciente”, finaliza Maira Caleffi.
O Fórum é presencial, gratuito e aberto para todos os interessados, sejam eles profissionais de saúde, estudantes, pacientes, familiares de pacientes ou qualquer cidadão preocupado com qualidade de vida.
Serviço
O que: 10° Fórum de Controle do Câncer Feminino da FEMAMA
Quando: 29 e 30 de novembro
Onde: auditório do Hotel Mercure Santa Justina, em São Paulo, SP
Programação aqui
Inscrições gratuitas aqui.