MGI Tech abre centro de experiência do cliente no Brasil

O mercado global de genômica, campo da ciência voltado para análise e sequenciamento de genomas de um organismo (pessoas, animais ou vegetais), pode saltar de US$ 33,9 bilhões em 2023 para US$157 bilhões até 2033, de acordo com dados da consultoria Biospace. A estimativa é de um crescimento de até 47% no investimento em iniciativas de edição e terapias genéticas, segundo a Evaluate Pharma.

No Brasil, o aumento dos casos de câncer no país, com a previsão de 704 mil casos novos para cada ano do triênio 2023-2025, segundo o Instituto Nacional do Câncer, os investimentos públicos nesta área, como o projeto Genomas Brasil e a incorporação de testes genéticos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e o crescimento da medicina personalizada e do uso da inteligência artificial impulsionam o fortalecimento da genômica. O movimento acompanha o crescimento das pesquisas genômicas globalmente, incluindo a América Latina.

Para contribuir com o avanço das pesquisas genômicas na região, a MGI Tech Co. Ltd. (MGI) acaba de abrir o Centro de Experiência do Cliente (CEC) no Brasil. O objetivo é fornecer um local para laboratórios clínicos, hospitais e universidades aprimorarem o aprendizado e a experiência com a tecnologia, aplicada em medicina de precisão, oncologia, agrigenômica (aplicação do genoma na agricultura) e metagenômica (análise genômica de uma comunidade de microrganismos).

O CEC, com 270 m2, possui quatro áreas laboratoriais distintas: NGS (Sequenciamento de Nova Geração), automação, setor de bioinformática e engenharia. Os pesquisadores e demais profissionais poderão acessar a gama de soluções MGI de ponta a ponta, pois o CEC é totalmente equipado para conduzir protocolos laboratoriais de genômica.

“As pesquisas genômicas têm crescido exponencialmente nos países latino-americanos. À medida que aumenta a procura por testes de sequenciamento de nova geração nos diagnósticos de câncer, por exemplo, e no rastreio genético, hospitais, clínicas, laboratórios e universidades precisam contar com laboratórios de apoio para melhorarem as suas capacidades, com soluções acessíveis, com maior velocidade de processamento de amostras e alta qualidade de dados”, afirma Carlos Carpio, diretor comercial sênior da MGI para a América Latina e diretor geral para o Brasil.

“O nosso Centro de Experiência do Cliente poderá contribuir de forma significativa com desenvolvimento científico da região ao reduzir os custos de sequenciamento, ampliar as aplicações clínicas e, com isso, tornar os diagnósticos e tratamentos mais acessíveis à população”, acrescenta.

A MGI já atua na América Latina desde 2019 e os seus principais clientes são a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, a Biogenar na Argentina, Gencell na Colômbia, Genos no México e Grupo TCL no Chile. A tecnologia da companhia também apoia o maior projeto de sequenciamento genômico brasileiro, Genomas Brasil, que visa sequenciar o genoma completo de milhares de pacientes com doenças raras e cânceres hereditários, buscando marcadores genéticos capazes de identificar doenças hereditárias para que sejam diagnosticadas precocemente.

“Os pesquisadores necessitam se manter atualizados sobre as tecnologias disponíveis para avançarem nos seus estudos, portanto, é importante contarmos com um laboratório de apoio local”, conclui João Bosco de Oliveira Filho, coordenador do projeto genômico.

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