Comunicação entre médico e paciente com câncer ganha novas diretrizes

A comunicação é a habilidade do século e essa premissa vale para todas as áreas do conhecimento. Saber se expressar e compreender o outro é a base para o estreitamento de uma comunicação eficaz, principalmente quando nos referimos aos desafios impostos durante a jornada do paciente com câncer. E é justamente o que a Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO) busca ao divulgar as novas diretrizes que vão nortear a comunicação dos oncologistas com os pacientes.

A ideia não é engessar a comunicação, mas criar um padrão de atendimento em que as pessoas se sintam respeitadas e acolhidas durante o tratamento e, para isso, a empatia e a escuta profunda devem estar presentes nessa comunicação, garantindo todo o suporte ao paciente e o envolvimento dele na jornada de tratamento, compreendendo o processo e tendo segurança para discutir suas preferências e expressar suas dúvidas e aflições. Para Rafael Luís do Carmo, oncologista clínico do Grupo SOnHe esse pilar é fundamental para trazer segurança ao paciente. “As diretrizes da ESMO só reforçam a necessidade de uma relação estreita entre médicos e pacientes, que vem sendo substituída pela frieza dos prontuários online, da telemedicina. É preciso saber quando utilizar essas ferramentas tecnológicas que são importantes”, pontua o oncologista.

Clareza e precisão devem estar presentes na comunicação com os pacientes com câncer. Os oncologistas são os responsáveis por essas conversas consideradas difíceis e precisam ser hábeis no gerenciamento delas, garantindo que o paciente compreenda o diagnóstico, as opções de tratamento, os efeitos de cada um deles e o prognóstico. Para Amanda Negrini, oncologista clínica do Grupo SOnHe, a descoberta do câncer é difícil de ser assimilada pelos pacientes, por isso as informações devem ser transmitidas de forma clara, objetiva, mas com esperança. “Esse é um dos maiores desafios do profissional que lida com o câncer. Mostrar a realidade ao paciente de forma transparente, mas com possibilidades. É fundamental conhecer o paciente, bem como sua formação e suas crenças, para que essa conversa toque no ponto certo”, explica a oncologista.

André Sasse

A comunicação com o paciente com câncer é uma estratégia que envolve profissionais e áreas diversas. A abordagem multidisciplinar garante que o paciente receba informações consistentes e cuidados abrangentes. Ignorar o lado psicológico e emocional do paciente com câncer não é uma opção, reforça André Sasse, oncologista clínico e CEO do Grupo SOnHe. Segundo ele, a falta de entrosamento entre as áreas reflete a falta de um treinamento contínuo dos médicos. “O que nós percebemos é que as faculdades de Medicina não oferecem essa formação voltada para a comunicação médico-paciente aos futuros profissionais. Ao contrário do que muitos possam imaginar, essa não é uma habilidade natural do médico, mas uma habilidade que deve ser iniciada o quanto antes e aperfeiçoada constantemente”, defende o CEO do Grupo SOnHe.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.