No caso de Ana Clara, essa metodologia é a ABA. A sigla, em inglês, vem de Applied Behavior Analysis (em português, Análise do Comportamento Aplicada). É um tipo de intervenção que tem comprovação científica e alcança altos índices de efetividade na abordagem do TEA. A clínica preza o atendimento individualizado e humanizado, e é um centro de excelência para o tratamento de crianças com TEA e disfunções de neurodesenvolvimento. Ana Clara frequenta a unidade desde janeiro deste ano.
“Eu e meu marido estamos muito satisfeitos com o atendimento e toda a estrutura da clínica, tanto para as crianças como para os pais”, conta Adriana Moraes, a mãe. “Notamos que nossa filha está mais independente, entendendo quem ela é e interagindo melhor com o entorno.”
A Cuidar Mais é a marca da rede própria da Unimed Nacional, sexta maior operadora de planos de saúde do país, responsável pelos cuidados de mais de dois milhões de vidas. “Investir em recursos próprios é uma forma de garantir a qualidade no atendimento e melhorar a gestão da saúde de nossos clientes”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Nacional. “Assim também cumprimos nosso papel como cooperativa de trabalho médico, dando acesso a cuidados que contribuem com a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, por meio do tratamento adequado para cada um, com base em evidências científicas.”
Serviços integrados
Além de terapias, a Cuidar Mais oferece os serviços de cuidado ambulatorial em diversas especialidades, diagnóstico laboratorial e tratamentos especializados.
Parte das clínicas Cuidar Mais estão alocadas dentro de outro recurso próprio de grande relevância para a cooperativa, e que vem ampliando o acesso à saúde de qualidade: o Unimed Espaço Saúde.
Com três unidades já em operação em São Paulo, Salvador e Brasília, o Unimed Espaço Saúde traz o conceito de reunir em um mesmo local diagnóstico e tratamento. Isso representa um avanço significativo em termos de infraestrutura, pois as unidades oferecem uma ampla gama de serviços médicos em ambientes modernos e bem-equipados.
Inaugurada recentemente, a unidade de São Paulo conta com atendimento ambulatorial de especialidades e realiza infusão de medicamentos não oncológicos.
Em Salvador e Brasília, além desses serviços, o Unimed Espaço Saúde também atua com o atendimento a crianças diagnosticadas com TEA. Na unidade em Brasília foi a primeira a ser inaugurada, em outubro de 2023, e conta com pronto atendimento adulto e infantil, diagnóstico por imagem, endoscopia e um hospital-dia com quatro salas cirúrgicas.
Inovação para o TEA
Preocupada em ampliar o acesso à saúde de qualidade e garantir que a jornada do paciente com TEA esteja integrada à sua rotina fora dos recursos de saúde, a Unimed Nacional está com uma novidade que abrange também o apoio aos familiares.
Desde julho deste ano, esses clientes contam com um modelo de atendimento virtual que contempla três linhas: a orientação parental, que auxilia os pais a lidar com as necessidades em constante evolução dos filhos com TEA; a escolar, focada em capacitar as instituições de ensino a ter um ambiente inclusivo e adaptado para alunos com TEA; e a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), feita por psicólogos e voltada às crianças, com horários flexíveis que vão além do expediente comercial para acomodar melhor as necessidades de cada família.
O atendimento virtual complementa o presencial e tem se mostrado muito eficaz, com uma taxa de aceitação superior a 95% entre os pais que optaram pelo formato. A possibilidade de ter sessões no conforto do lar, evitando deslocamentos e o estresse associado a eles, tem sido um fator-chave para a adesão ao serviço.
Toda a gestão desse atendimento é feita em parceria com a Dr. Online, empresa de telessaúde que é parceira estratégica da cooperativa, responsável também por seu Pronto Atendimento Virtual. Por meio da plataforma da empresa, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, ocorrem cerca de 2.000 atendimentos remotos diariamente. Além disso, apenas 7% dos usuários atendidos virtualmente pela Dr. On-line são encaminhados para um atendimento presencial complementar à consulta. Isso significa que mais de 92% dos casos são resolvidos pela telemedicina.
“Temos uma plataforma robusta e segura, com profissionais altamente qualificados capazes de orientar as melhores condutas à distância”, afirma Luiz Paulo Tostes Coimbra. “A nossa taxa de resolução nos atendimentos é altíssima, assim como o índice de satisfação de nossos clientes com o serviço.”
O investimento em recursos próprios e parcerias estratégicas objetiva posicionar a Unimed Nacional como uma plataforma de saúde que visa o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Ao combinar unidades físicas modernas com avançadas soluções de telessaúde, ela proporciona um cuidado integral, acessível e eficaz.
A inovação e a expansão da cooperativa refletem o compromisso com a melhoria contínua da assistência à saúde e com a transformação frente às exigências do mercado, fortalecendo a importância da saúde suplementar no Brasil e o cooperativismo Unimed.