O termo foi assinado em função da alta sinistralidade das vidas existentes no interior, a fim de evitar o risco de colapso não só do Sistema Unimed fluminense, mas de toda a cadeia de prestadores de saúde do estado, principalmente na região metropolitana. Em 2022, a Unimed Ferj iniciou estudos para assumir a carteira de beneficiários da Unimed-Rio e prestar assistência a todas as vidas de forma direta.
Em 2023, o processo foi iniciado com a absorção de cerca de 83 mil beneficiários residentes no estado, exceto nos municípios do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Em 5 de março de 2024, por determinação da ANS, foram recebidos cerca de 454 mil beneficiários, transformando a Unimed Ferj em uma grande operadora de planos de saúde, o que garantiu a continuidade da assistência à saúde de milhares de pessoas. Mais do que uma adaptação estratégica, a iniciativa inédita representou um marco na saúde suplementar fluminense.
Recontratualização
A instituição entrou na linha de frente, sustentada pelos pilares de recontratualização com a rede prestadora, renegociação da dívida assistencial, negociação das vidas fora do estado com a Unimed do Brasil e aplicação do ajuste técnico atuarial autorizado pela ANS, o que reduziu a sinistralidade de cerca de 120% para 86%, média do setor. O mesmo desempenho e redução são esperados para a carteira recém-assumida.
De acordo com o presidente da Unimed Ferj, João Alberto da Cruz, a instituição trabalha para retomar seu papel de destaque, com a confiabilidade e credibilidade que conquistou ao longo dos anos. “A expectativa é a melhor possível. Vislumbramos um bom futuro pela frente. Estamos trabalhando intensamente, buscando oferecer a melhor experiência para os nossos 470 mil beneficiários. Não poderíamos deixar que o sistema colapsasse. Provamos que é possível, e temos plena consciência da importância e do desafio que assumimos”, afirmou.
A diretoria executiva da Unimed Ferj segue empenhada em realizar uma governança corporativa, focada na sustentabilidade do negócio, junto à cultura organizacional, voltada para o bem-estar e qualidade de vida. Tal zelo recai sobre os beneficiários, cooperados, colaboradores, parceiros, fornecedores e comunidade, a partir de um tratamento humanizado e de excelência.
Rede Própria
A cooperativa, focada nos resultados e na entrega do Jeito de Cuidar Unimed, destaca-se pela integração e eficiência de sua rede própria. Além dos hospitais das Unimeds Araruama, Campos, Centro Sul Fluminense, Marquês de Valença, Norte Fluminense, Petrópolis, Resende e Serrana RJ, as unidades das Unimeds Costa do Sol, Leste Fluminense, Volta Redonda e o Hospital Unimed Ferj, localizado na Barra da Tijuca, são exemplos de que a sinergia entre as operadoras contribui para o atendimento de qualidade aos clientes e na geração de receita.
Fundado há onze anos, o Hospital Unimed-Rio, hoje Hospital Unimed Ferj, é referência nacional em saúde quaternária, especializado em procedimentos de alta complexidade e especialidades médicas. Com arquitetura premiada, a unidade possui 220 leitos, projetados para proporcionar conforto e segurança aos pacientes, além de um complexo cardiológico avançado, um centro de tratamento do câncer, com unidade de transplante de medula óssea, e um parque tecnológico para exames.
Acreditado com excelência na Certificação ONA III, o Hospital Unimed Ferj investe em projetos de gestão, inovação e tecnologia, entre os quais estão o Programa de Terapia CAR T-Cell, único do estado, o Gerenciamento Avançado de Leitos (GAL) e a implementação de tecnologias como dispensário eletrônico e nova tomografia computadorizada.
Equipado com tecnologia de ponta e um time de cirurgiões e anestesistas altamente qualificados, o Hospital Unimed Volta Redonda garante um Centro de Terapia Intensiva Cardiológica, Hemodinâmica 3D, Angiotomografia Computadorizada Coronariana e Eletrofisiologia, sendo o único do interior do estado autorizado pelo Ministério da Saúde a realizar transplantes de medula óssea, tecidos, fígado e rim. Acreditado com ONA III, dispõe de tratamento oncológico, com equipe multidisciplinar, acesso a cirurgia e hematologia. A unidade adquiriu o PET-CT, primeiro equipamento digital do estado, além do Elekta Versa HD, único da região a fornecer essa avançada tecnologia que entrega alta precisão, e com isso passou a realizar cirurgias robóticas.
O Hospital Unimed Costa do Sol, em Macaé, é um centro hospitalar dedicado ao atendimento humanizado e à segurança do paciente, que opera com capacidade mensal para 15 mil prontos atendimentos, 1,2 mil internações e 1,5 mil cirurgias. Certificado com a Acreditação ONA I, oferece o Day Clinic, que disponibiliza internações de até 12 horas para tratamentos ambulatoriais, além da Terapia Intensiva Pediátrica, dedicada ao monitoramento pré e pós-operatório crítico, desde o período neonatal até a adolescência. Dispondo de recursos avançados, o Centro de Tratamento Intensivo reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado personalizado aos beneficiários.
Localizado em Niterói, o Hospital Itaipu, da Unimed Leste Fluminense, conta com uma moderna arquitetura e estrutura completa, com 200 leitos para internação clínica e cirúrgica, incluindo hemodinâmica, e oferece 12 salas cirúrgicas para procedimentos complexos, 13 leitos de recuperação pós-anestésica, dez leitos de Day Clinic e 50 leitos de terapia intensiva. A unidade ainda garante um parque tecnológico de exames de imagem, além de suporte nutricional, banco de sangue, laboratório e diálise renal.