EDIÇÃO DIGITAL

Reportagem de Capa | Sofya

Médicos ganham um “segundo cérebro”

Da triagem ao suporte à decisão clínica, a Sofya é uma superinteligência médica que apoia profissionais em toda a jornada de cuidado do paciente

A incorporação de superinteligências e agentes digitais na rotina médica representa um salto evolutivo das IAs generativas, redesenhando o futuro da prática médica em 2025. Capazes de combinar e estruturar milhões de dados em tempo real, essas tecnologias não apenas ampliam as capacidades cognitivas dos profissionais de saúde, mas também aumentam a eficiência e a precisão nos diagnósticos. Com um mercado global projetado pela Precedence Research para movimentar mais de 180 bilhões de dólares até o final da década, a inovação ganha força no Brasil com a Sofya. A startup, que atua como um verdadeiro “segundo cérebro” para os médicos, automatiza processos, estrutura dados em narrativa clínica e potencializa a tomada de decisão na velocidade e na simplicidade de uma conversa.

Fundada em 2022 no núcleo de inovação do Hospital Sírio-Libanês, a Sofya nasceu da colaboração entre médicos e especialistas em tecnologia com o propósito de transformar os desafios da saúde em oportunidades de avanço. Dados do Medscape (2019) mostram que 65% dos médicos brasileiros dedicam entre 10 e 25 horas semanais a tarefas administrativas. Esse e outros tipos de pressão no dia a dia contribuem para uma realidade preocupante: o burnout já afeta 2 em cada 3 médicos no Brasil, segundo o Research Center da Afya.

A Sofya acelera a documentação clínica e os fluxos de trabalhos do médico. Por meio de uma conversa realizada por telefone ou WhatsApp, a superinteligência realiza a triagem, transcrevendo áudios e coletando os dados relevantes do paciente.

“Imagine iniciar uma consulta com todas as informações da triagem já organizadas, padronizadas e integradas ao prontuário, garantindo dados de qualidade biomédica”, aponta Marcelo Mearim, CEO da Sofya no Brasil.

Segundo ele, as consultas presenciais também são automatizadas, podendo serem inclusos ao prontuário PDFs e imagens de exames, medicamentos e até mesmo histórico familiar. “É um salto de eficiência, economizando até 30% do tempo do médico e trazendo um enorme impacto positivo para as operações de clínicas e hospitais.”

Personalização em Tempo Real

A Sofya supera os modelos atuais por combinar histórico de dados clínicos dos pacientes com evidências clínicas sempre atualizadas, permitindo avaliação de plano de risco e proposta de cuidado em contextos complexos, e reduzindo a lacuna entre as melhores práticas e sua aplicação. O resultado é uma abordagem mais personalizada, oferecendo o tratamento ideal para cada paciente.

“Com mais de 2 milhões de artigos científicos publicados anualmente, manter-se atualizado tornou-se um desafio monumental”, explica Igor Couto, Cofundador e Head de Health + IA da Sofya. “As recomendações da Sofya são baseadas nos protocolos globais mais avançados — como os da OMS, Cochrane e NICE —, garantindo que os médicos tomem decisões clínicas consistentes”, completa.

Atualmente, a startup já processou mais de 250 mil consultas, alcançando uma taxa de 94% de aprovação entre os médicos. Com foco no mercado B2B — clínicas, hospitais e seguradoras, no Brasil e no exterior —, a Sofya mira alto: atingir mais de 1 milhão de consultas por mês, ainda em 2025. Para alcançar a meta, investe em parcerias estratégicas com gigantes como Oracle, Meta e Google, assegurando que sua tecnologia permaneça na vanguarda e pronta para atender às demandas de um setor em constante evolução.

“A tecnologia sempre ampliou o potencial dos médicos: com a robótica, trouxe mais precisão às cirurgias; com lentes, permitiu intervenções delicadas. A Sofya inaugura uma nova era na saúde, onde sua superinteligência não apenas amplia o conhecimento e as habilidades dos médicos, mas também eleva a experiência de cuidado dos pacientes a um novo patamar de excelência”, conclui Couto.


Para mais informações acesse:
www.sofya.ai

Faça o download gratuito da edição 29 e confira todas as matérias da edição.

Anúncios, cases de produtos e serviços e informações sobre as próximas edições,
fale com a nossa equipe em [email protected].

Sobre

A Medicina S/A é a mais importante revista de negócios, gestão e liderança do setor médico-hospitalar no Brasil. Com alto padrão editorial, nosso conteúdo apresenta os mais recentes e importantes avanços em Inovação, Tecnologia e Boas Práticas em Saúde. Compartilhamos a visão de empresas, instituições e profissionais que estão transformando o mercado de healthcare.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.