Pixeon

Inovações disruptivas e as transformações da saúde na era digital

Inteligência artificial e uso de robôs são as grandes apostas para o futuro. Pixeon avança e assume protagonismo no fornecimento das tecnologias.

A Inteligência Artificial (AI) transformará diversos setores da economia, e um dos mais afetados será o mercado de saúde, cujos algoritmos inte­ligentes devem ajudar médicos a acelerar diagnósticos e tratamentos. “Isso já está acontecendo e nós estamos trabalhando para sermos protagonistas dessa trans­formação digital”, conta Iomani Engelmann, Diretor de Marketing e Novos Negócios e sócio-fundador da Pixeon. Para o executivo, não há dúvidas de que o futuro da saúde será inovador. “Quando falamos de futuro, a Inteligência Artificial e o uso de robôs são grandes tendências para a disrupção do setor, com benefícios tanto para os pacientes, quanto para os profissionais da área”.

Em 2020, a empresa registrou recorde histórico de vendas, alcançando um aumento de 20% na comparação com 2019. O crescimento reflete os investimentos realizados no período, com a expan­são na América Latina. “Demos passos importantes do ponto de vista de negócios com aquisições e lançamentos, ampliamos ofertas e expandimos as nossas operações. Todo esse momento fez a empresa crescer e se tornar líder no mercado de healthtech no País”, comemora Engelmann.

Com cerca de seis mil clientes entre hospitais, clínicas e centros de diagnósticos de imagens, a Pixeon tem em sua base 44 milhões de pacientes no país e contabiliza mais de 150 milhões de con­sultas e exames realizados por ano. A empresa está estruturada em três unidades de negócios: Medicina Diagnóstica, com foco em laboratórios em geral, centros de diagnósticos de imagem e PACS; a se­gunda unidade é chamada de Atenção Clínica, que cuida especificamente das operações de hospitais e clínicas; a última é a denominada Engajamento do Paciente, que atua em toda a jornada de agenda­mento, teleconsultas, suporte ao cuidado médico, acompanhamentos e contatos via portais e apps.

No ano passado, a companhia lançou a Pixeon Lumia, uma plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida para propor­cionar um atendimento eficiente e humanizado aos pacientes. Também expandiu o produto Pixeon Smart, com a criação e integração de uma ferramenta de teleconsultas. A empresa realizou ainda sua quinta aquisição no mercado: a compra do BoaConsulta, plataforma de agendamento de consultas, sistema de gestão clínica e telemedicina. Com isso, expandiu a sua atuação na América Latina, com clientes no Uruguai e na Colômbia.

“Demos um passo importante para a empresa com compra do BoaConsulta. Esse avanço deu início à estratégia de ex­pansão dos negócios da companhia, que inclui aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente, proporcionando mais eficiência e resultados ainda melhores aos nossos clientes”, ressalta o executivo.

Um dos resultados desse movimento de internaciona­lização é a conquista, pelo terceiro ano consecutivo, do título de Best in KLAS for Latin America. Avaliado como o melhor da América Latina em estudo realizado pelo KLAS Research – organização norte-americana de pes­quisa que monitora a performance de fornecedores de tecnologia para saúde mundial -, o PACS da Pixeon obteve nota 87.7, mais de 7 pontos acima da média do mercado, 80,9. A pesquisa entrevista anualmente mais de 30 mil empresas de saúde em todo o mundo para condecorar as que apresentam melhores notas.

Jornada Digital do Paciente

Engelmann explica que o objetivo atual é acelerar a criação de um grande marketplace de saúde e cuidar de toda a jornada do paciente, desde a consulta, exames e tratamento. “Nosso foco está na experiência digital dos clientes dos nossos clientes, ou seja, pacientes, médicos, psicólogos, entre outros, em um novo e ampliado mercado no conceito de B2B2C (Business to Business to Consumer), tornando-se protagonista no processo da transformação digital da saúde no país.”

Em 2020, a empresa passou a olhar também para pro­cesso de engajamento dos pacientes de forma integrada e nativa às soluções. “Tornamos o nosso sistema de gestão ainda mais completo com a habilitação de uma solução de teleconsulta já totalmente integrada aos nossos produtos, que se destaca por oferecer uma jornada do paciente 100% digital”, explica.

A ideia é acompanhar o paciente em todas as etapas da sua interação com a instituição. “Essa jornada digi­tal começa no agendamento, passa pela verificação da elegibilidade do paciente e, no caso de teleconsultas, disponibiliza salas virtuais dedicadas, além de ceder ao médico acesso ao prontuário eletrônico do paciente e a tudo o que ele precisa para fazer uma prescrição digital. É com essa visão que conceituamos e implementamos a jornada digital do paciente, contemplada em nossas soluções”, diz.

Iomani Engelmann defende que é preciso olhar mais atentamente à jornada digital do paciente, melhorar e facilitar os processos, reduzir e otimizar o tempo das pessoas, tanto dos profissionais que atuam na área da saúde quanto dos pacientes. “A transfor­mação digital chegou em diversas áreas e a saúde não pode e nem vai ficar fora dis­so. Gestores e lideranças das instituições de saúde precisam estar atentos. A fidelização do paciente se dará por qual motivo? Essa é uma pergunta provocativa que estamos nos fazendo e fazendo aos nossos clientes a todo momento. As respostas, com poucas variações, estão relacionadas à qualidade e agilidade do atendimento de primeiro con­tato até a conclusão do serviço. Isso será impossível sem tecnologia digital, ou seja, a jornada plena digital do paciente. Como gerar essa experiência para o pa­ciente se os hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnósticos não estiverem totalmente em um am­biente digital, integrado e colaborativo?”, questiona.

No quinquênio que se encerra em 2024, a com­panhia prevê o investimento de R$ 83 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento. “Apesar desses reco­nhecimentos, declaramos não estarmos satisfeitos. Na verdade, estamos inquietos, pois queremos fazer mais pela ‘Saúde’ – sim, com “S” maiúsculo. Sermos protagonistas na transformação digital e pela inova­ção da vida é o que nos move. Estarmos próximos dos nossos clientes é fundamental para que consigamos ver isso acontecer na prática. Por esses motivos, não pararemos e continuaremos mudando, evoluindo e crescendo”, conclui.


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