Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Pesquisa – Doctoralia e TuoTempo

91% dos centros médicos utilizam o telefone como forma de agendamento

Sistema de gestão de chamadas focado na saúde ajuda a elevar o potencial do telefone e aprimorar a experiência do usuário

O Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, pesquisa realizada pela Doctoralia em parceria com TuoTempo, demonstra que, mesmo com a digitalização no setor de saúde, o telefone continua sendo o principal canal para agendamento de consultas médicas.

Cerca de 70% das clínicas e hospitais recebem mais de 20 ligações por dia de pacientes, sendo que uma a cada três ligações não são atendidas, é o que revela outra pesquisa realizada pela Doctoralia. Embora o sistema de telefonia apresente falhas, há serviços em implementação para otimizar a gestão das chamadas e aumentar as oportunidades de consulta.

“Soluções tecnológicas podem gerenciar as chamadas para melhorar a experiência dos pacientes, que passam a ter mais autonomia e praticidade na jornada do cuidado”, pontua Cadu Lopes, CEO da Doctoralia. “Clínicas e hospitais também são beneficiados porque a fidelização dos clientes acaba impactando positivamente na receita”, complementa.

Outra questão mostrada pelo Panorama das Clínicas e Hospitais 2022 foi que, apesar do telefone ser o principal canal de agendamento utilizado pela maior parte dos entrevistados (91%), o mesmo não acontece quando o assunto é a confirmação de presença. Para certificar que o paciente comparecerá ao atendimento, 74% dos participantes desta pesquisa afirmaram utilizar o WhatsApp, enquanto o telefone aparece na segunda posição, com 66% das respostas.

Sistema de gerenciamento de chamadas para clínicas

Com o objetivo de atender as necessidades específicas das instituições de saúde, nasceu o Doctoralia Phone, um sistema de gerenciamento de chamadas que utiliza a tecnologia VoiP (Voice over Internet Protocol, ou, em português, voz sobre IP) aliada a uma consultoria ativa e um sistema completo para otimizar a recepção.

Uma das funcionalidades da ferramenta é garantir que todas as ligações para as clínicas sejam atendidas ou retornadas. As chamadas recebidas e que necessitam retorno são organizadas em uma plataforma simples e ágil.

Case de Sucesso

A Cardio & Saúde, localizada em Curitiba-PR, foi uma das clínicas que utilizou o software e teve, em sete meses:

  • 40% das ligações convertidas em consultas, totalizando 2.612 agendamentos;
  • Redução do tempo médio de retorno após a primeira tentativa de contato do paciente;
  • Cerca de 450 consultas agendadas com o retorno de ligações – sendo 16% de todos os agendamentos.

O Doctoralia Phone foi criado especialmente para atender as necessidades das instituições de saúde e busca, principalmente, facilitar a rotina de agendamentos das clínicas. “Com o auxílio de dados, relatórios, sistemas auxiliares e diferentes indicadores, a ferramenta auxilia no dia a dia das clínicas e multiplica a eficiência da recepção, a partir da mensuração detalhada do desempenho das equipes e acesso facilitado a dados”, explica Cadu Lopes.

___

Confira a pesquisa exclusiva com outras estatísticas da saúde. Baixe o estudo gratuitamente.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. A companhia foi fundada em 2012, na Polônia, e possui uma equipe de 2.200 funcionários nos escritórios de Varsóvia, Barcelona, Istambul, Roma, Bolonha, Cidade do México e Curitiba. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas virtuais, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes e TuoTempo, um sistema de relacionamento com o paciente, ou CRM (Customer Relationship Management), que promove elevada experiência oferecida por instituições de saúde, como hospitais e redes de clínicas.

Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS e Android.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.