Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Doctoralia

1 em cada 6 brasileiros usa a Doctoralia para cuidar da saúde

Pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital revela como o comportamento online impacta a jornada do paciente e transforma a atuação médica no Brasil

Na era da saúde digital, estar presente na internet deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência para os profissionais da área. É o que revela o mais recente estudo da Doctoralia, maior plataforma de agendamentos médicos do mundo, que aponta que 1 em cada 6 brasileiros já usa seus serviços para cuidar da saúde. O Perfil do Paciente Digital 2025, feito com base em mais de 255 milhões de visitas e 9 milhões de agendamentos mensais à plataforma, revela os principais hábitos, expectativas e perfis de quem busca atendimento médico hoje no país.

De acordo com Pedro Prado, CFO & Diretor de Novos Negócios da Doctoralia, o crescimento no uso da plataforma reflete a mudança de mentalidade do paciente brasileiro. “A saúde segue os mesmos caminhos da digitalização que já impactaram outros setores. O paciente moderno valoriza disponibilidade, praticidade e transparência. Ele compara perfis, lê opiniões, escolhe horários alternativos e quer tudo isso no celular. O comportamento digital se tornou parte central da jornada de cuidados”, afirma.

O que o paciente digital procura?

O levantamento mostra que 33% dos agendamentos são feitos fora do horário comercial e 13% acontecem aos finais de semana. A maior parte dos acessos é feita via smartphone (84%), e isso reflete a busca por agilidade e conveniência. Além disso, as mulheres seguem liderando como “gestoras da saúde da família”, e representando quase 63% dos usuários que buscam agendamentos online. No entanto, os homens estão cada vez mais presentes: o número de usuários masculinos passou de 24% em 2018 para 37% em 2024.

Reputação digital e personalização

Outro dado revelado pela pesquisa é o de que opiniões de outros pacientes são o fator decisivo na escolha do médico, mais até do que a localização ou o plano de saúde aceito. “As pessoas querem sentir segurança e conexão. Avaliações detalhadas e autênticas são como o novo ‘boca a boca’, só que com muito mais alcance”, explica Marco Salero, COO da Doctoralia.

Pensando na importância das avaliações e a credibilidade que elas têm hoje para os brasileiros, a Doctoralia passou, este ano, a fazer parte da Coalition for Trusted Reviews, ao lado de marcas como Amazon e Tripadvisor, para fortalecer a integridade das avaliações online. A participação traz uma perspectiva inédita do setor de saúde, com impacto direto na confiança dos usuários nas decisões médicas. A Doctoralia é a única empresa de saúde a integrar o seleto grupo.

A telemedicina também segue em ascensão. Em apenas um ano, os agendamentos para atendimentos remotos cresceram 53%. “O paciente digital não tem mais barreiras para buscar ajuda. Se não encontra solução presencialmente, ele vai procurar alternativas online. Estar disponível para atender via telemedicina amplia o alcance e reduz as faltas”, afirma Salero. Entre as especialidades mais acessadas à distância estão Ginecologia, Psiquiatria e Dermatologia.

A nova rotina do médico

Com o aumento da competitividade e a digitalização acelerada, os médicos têm buscado se diferenciar também fora do consultório. Investir em gestão, marketing, softwares de agendamento, perfil profissional bem construído e canais de comunicação com os pacientes são práticas cada vez mais comuns.

“Um bom atendimento começa na primeira busca no Google, quando um paciente encontra um perfil completo, com boas avaliações, agenda acessível e conteúdo de qualidade, ele se sente mais confiante”, complementa Salero.

Para ajudar os médicos a cuidarem da parte digital, a Doctoralia investe em soluções para que eles possam focar no que realmente importa, a saúde dos pacientes. Um exemplo é o Noa Notes, assistente virtual baseado em Inteligência Artificial que fica responsável por todas as anotações das consultas, enquanto os médicos focam no atendimento. Os profissionais economizam até 30% do tempo da jornada de trabalho e oferecem mais tempo aos pacientes.

Com a Doctoralia, os médicos conseguem facilitar a gestão do consultório e diminuir faltas com soluções automatizadas, oferecendo agendamento online 24 horas e lembretes automáticos da consulta por e-mail, whatsapp e SMS, o que ajuda na redução das faltas. Além disso, a empresa oferece um chat exclusivo para esclarecer dúvidas de novos pacientes e garantir mais agendamentos.

Sobre a Doctoralia

A Doctoralia é uma empresa do Grupo Docplanner, maior plataforma de saúde do mundo. A empresa cria aplicativos digitais e soluções de software para médicos, clínicas, hospitais e pacientes para permitir que o ecossistema de assistência médica e a jornada do paciente trabalhem juntos de forma mais integrada. Presente em 13 países com a missão de humanizar a jornada do paciente e a experiência em saúde, atende cerca de 55 milhões de usuários únicos e processa mais de 20 milhões de agendamentos de consultas por mês. A plataforma oferece aos pacientes a praticidade de escolher os profissionais de saúde por meio de filtros como especialidade, cidade, planos de saúde, de acordo com as preferências de horário e avaliações de outros pacientes. Aos profissionais de saúde, permite oferecer o agendamento online para consultas presenciais ou por telemedicina, com lembretes para reduzir as faltas de pacientes e uma série de outras ferramentas para otimizar a gestão de consultórios e clínicas, além de permitir que a digitalização dos processos e visibilidade no marketplace impulsionem a reputação online dos profissionais. No Brasil, a Doctoralia disponibiliza mais de 570 mil perfis de profissionais de diferentes especialidades de saúde. Em agosto de 2022 a empresa realizou a aquisição da Feegow, software líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o App para pacientes e Assistente de Inteligência Artificial para otimizar a rotina dos profissionais. 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.