EDIÇÃO DIGITAL

Perfil Executivo | Paulo Magnus

A história do CEO que impacta 100 milhões de brasileiros

Além da MV, Paulo Magnus construiu um ecossistema composto por 12 empresas que oferecem soluções para saúde digital e medicina preventiva

Nascido na pequena cidade de Dom Pedro de Alcântara, no interior do Rio Grande do Sul, Paulo Magnus perdeu o pai aos 13 anos. Ele começou como cortador de cana e vendedor de leite e eventualmente migrou para o mercado da saúde, assumindo um cargo no setor de faturamento de um hospital.

A partir daí, ele construiu a própria carreira. Hoje, o executivo é referência como fundador e CEO da MV, maior empresa de tecnologia para gestão hospitalar da América Latina e um case global no setor de saúde digital.

Engenheiro eletricista formado pela PUC-RS, Magnus edificou um legado de soluções tecnológicas. Com sede no Rio Grande do Sul e uma planta operacional em Recife (PE), a MV registrou um faturamento estimado de R$ 638 milhões em 2024 e projeta alcançar R$ 1 bilhão até 2027. Em 2020, a companhia foi avaliada em R$ 4 bilhões e opera atualmente com uma margem líquida de 25%, destinando outros 25% às pesquisas, ao desenvolvimento e às aquisições. Além da MV, Paulo estruturou um ecossistema de saúde composto por 12 empresas integradas, com foco em soluções digitais e medicina preventiva.

Criada em 1987, a MV expandiu sua atuação para além das fronteiras brasileiras e já está presente em 11 países, incluindo Angola, Peru, Panamá, Uruguai e Argentina. No Brasil, a empresa responde pela gestão de mais de 1.400 hospitais e 178 mil leitos, com soluções que impactam diretamente a vida de 100 milhões de brasileiros.

Visão estratégica e espírito inovador

Para contar em detalhes sua trajetória, o executivo lançou a biografia A distância do sonho, escrita pela jornalista e escritora Silvia Bessa. A obra destaca um percurso marcado por desafios e episódios inusitados — entre eles, o desenvolvimento de um dos seus produtos com a Apple, no Vale do Silício. Além da jornada pessoal, a obra também oferece reflexões sobre gestão, inovação e o papel social das healthtechs no novo cenário da economia da saúde.

Reconhecido por sua visão estratégica e espírito inovador, Paulo tem um objetivo claro para a saúde digital do país: “Minha meta pessoal é deixar a saúde do Brasil 100% digital até 2035”. Ele está convicto de que o futuro da saúde será totalmente digital e a inteligência artificial será o pilar central da medicina, possibilitando diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais precisos e um cuidado cada vez mais personalizado. Com a IA incorporada em todos os setores da saúde, o executivo acredita que ela será um grande acelerador para a transformação digital.  No futuro, a automação se expandirá para todo o setor: “A IA será fundamental na preditividade da saúde”.

As pessoas no centro do cuidado é outro princípio defendido por Paulo Magnus. Para ele, uma das principais mudanças será o empoderamento do paciente. Hoje, os atendimentos médicos dependem da interação presencial e da interpretação dos profissionais. Dentro de alguns anos, a lógica será invertida: “Quando um paciente chegar a um consultório, terá em mãos um conjunto completo de dados clínicos coletados por sensores, dispositivos inteligentes e históricos eletrônicos. A televisão, o relógio ou mesmo aparelhos inteligentes em casa terão captado seus sinais vitais, monitorado padrões e a analisado possíveis anomalias”.

Como parte desse cenário, a inteligência artificial terá processado essas informações e sugerido diagnósticos com base em milhões de casos similares. O papel do médico deixará de ser a descoberta da doença. Caberá a ele o papel de um conselheiro terapêutico, orientando o paciente sobre qual é o melhor tratamento e qual profissional deve executar o procedimento necessário. “Isso não significa a substituição do médico, mas resultará na ampliação da capacidade de análise e tomada de decisão, tornando a medicina mais segura e eficiente.”

A proposta que Paulo emprega é para que a digitalização impacte não apenas o cuidado com o paciente como de toda a estrutura administrativa da saúde. Processos burocráticos, que hoje consomem tempo e recursos, serão automatizados, liberando profissionais para manter o foco no cuidado ao paciente.

Para alcançar a tão sonhada transformação digital, o CEO da MV destaca que não medirá esforços para catequizar gestores, entes públicos e atores do setor que possam influir ou acelerar esse desafio não só no Brasil, mas no mundo.

Qual a distância até um sonho? É possível dimensioná-la? Paulo responde: “Sim, é possível. A distância do sonho pode ser medida através da energia que você coloca para alcançá-lo. Para vencer, é preciso dar o sangue, ser persistente e determinado. Poder e liderança exigem muito sacrifício e disponibilidade”.

Faça o download gratuito da edição 31 e confira todas as matérias da edição.

Anúncios, cases de produtos e serviços e informações sobre as próximas edições,
fale com a nossa equipe em [email protected].

Sobre

A Medicina S/A é a mais importante revista de negócios, gestão e liderança do setor médico-hospitalar no Brasil. Com alto padrão editorial, nosso conteúdo apresenta os mais recentes e importantes avanços em Inovação, Tecnologia e Boas Práticas em Saúde. Compartilhamos a visão de empresas, instituições e profissionais que estão transformando o mercado de healthcare.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.