Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Doctoralia

Panorama das Clínicas e Hospitais indica as tendências para saúde em 2024

Estudo da Doctoralia mostra que acolhimento, relacionamento e personalização são os principais caminhos para o setor neste ano.

O setor da saúde tem mudado muito nos últimos anos, digitalizando processos que antes eram feitos de forma arcaica e alterando a forma como as instituições de saúde e médicos lidam com os pacientes. Assim, a tecnologia vem moldando esse segmento e ressignificando diversos processos, conforme as pessoas transformam a inovação em padrão. 

Diferentemente do que acontecia anos atrás, onde essas soluções eram usadas apenas em processos simples, atualmente pode-se ver a tecnologia sendo aplicada em diagnósticos médicos, tratamentos e até mesmo prontuários, passando por conceitos avançados como 5G, inteligência artificial e computação em nuvem, que devem se fortalecer nos próximos anos. 

Com o objetivo de analisar as dores das instituições de saúde no Brasil em 2023 e apontar possíveis tendências e expectativas para 2024, a Doctoralia, maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, e  Feegow Clinic, software líder em gestão para clínicas e consultórios, lançam a 4ª edição do Panorama das Clínicas e Hospitais

Com 1.328 respondentes, o estudo mostra que 44% das clínicas e hospitais consideram a aquisição de pacientes seu maior desafio na gestão para o próximo ano; 39% atendem 75% das consultas ou mais por planos de saúde; 34% recebem mais de 50 ligações por dia; 10% ainda usam agendas de papel para administrar os horários; 83% fazem as confirmações de consultas por WhatsApp e 64% oferecem telemedicina. 

“O setor da saúde passou por grandes transformações nos últimos anos e de tempos em tempos lançam novas tecnologias e soluções para melhorar o trabalho das clínicas e hospitais, e com isso surgem novos desafios que precisam ser superados por eles. Por isso, nosso objetivo ao elaborar esse relatório é ajudar os gestores, administradores e profissionais de saúde a entender tendências e traçar estratégias assertivas”, afirma Cadu Lopes, CEO da Doctoralia e Feegow Clinic.  

Outro dado interessante do levantamento é que as clínicas e hospitais estão investindo cada vez mais no marketing, indicando que 74% das instituições pesquisadas fazem algum investimento na área. Do total, 24% adotam estratégias avançadas, o que demonstra que o setor tem consciência do impacto do marketing em seus resultados. Já com relação aos canais de atuação, o relatório aponta que 90% das instituições de saúde estão no Instagram; 68% estão no Facebook e 66% possuem site próprio. 

Com relação às tendências para 2024, as palavras-chave que vão se destacar neste ano, segundo os respondentes, são: acolhimento, empatia, relacionamento e personalização. De acordo com o relatório, 59% das clínicas e hospitais acreditam que a humanização é a principal tendência para o ano. A segunda envolve automação de tarefas e/ou redução tarefas manuais (44%) e a terceira está relacionada à inteligência artificial, chat GPT, realidade virtual (42%).  

”Para 2024, as instituições de saúde devem focar em conhecer a jornada do paciente, entender os seus anseios e reais necessidades, e assim criar tecnologias que vão suprir essa demanda e garantir fidelização, melhorar reputação e aumentar o número de clientes. Portanto, é importante que as clínicas e hospitais fiquem atentos às inovações que vão surgir no setor para se beneficiar delas”, finaliza Cadu Lopes.”

Para conhecer em detalhes todos os insights e dados do Panorama das Clínicas e Hospitais 2024, acesse: Panorama das Clínicas e Hospitais indica tendências para a saúde em 2024

Sobre a Doctoralia

A Doctoraliaempresa do Grupo Docplanner, é a maior plataforma de saúde do mundo. Presente em 13 países, o grupo é responsável por atender 55 milhões de pacientes e processar mais de 15 milhões de agendamentos de consultas por mês, atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes. Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão do consultório, fluxo de pacientes e realização de teleconsultas. Em julho de 2022 a empresa anunciou a aquisição da Feegowsoftware líder de gestão para clínicas. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel para pacientes.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.