Entre os benefícios desse novo ecossistema, está a integração entre os sistemas, que permite a humanização e a melhora da qualidade do atendimento ao paciente, a eficiência e agilidades dos processos administrativos das instituições e a experiência do usuário como um todo, tanto de quem recebe o atendimento como de quem o realiza.
Compondo o ecossistema da MV estão empresas com alta performance tecnológica, como Green Paperless, Flowti, Apoio, GIF Healthtech, CeosGO, Healthcare Alliance, Dentalis, Conecte-Se, TechInPulse, Maida Health e WeCare. “A MV tem buscado desenvolver e agregar tecnologias que cuidem da saúde do paciente e da saúde financeira das organizações. Assim, o gestor pode contar com mais recursos para reinvestimentos na infraestrutura e na valorização dos profissionais para um atendimento qualificado. Hoje, a tecnologia é o mais importante investimento que os gestores devem realizar”, explica Paulo Magnus, CEO da MV.
Jornada digital
Todos os investimentos da MV estão direcionados para o cuidado da saúde, evitando a doença e contemplando a medicina preventiva, a experiência do usuário e a eficiência das instituições de saúde.
A companhia defende o conceito de “jornada digital”, conectando todos os atores da saúde de ponta a ponta com integração de processos através da tecnologia, possibilitando a prevenção, o monitoramento e o tratamento de doenças. Entre as inovações que estão contempladas na jornada, estão um aplicativo que auxilia no cuidado do próprio paciente com a saúde, o acesso ao hospital por meio de check-in e totens de atendimento, o agendamento de consultas e exames, além da centralização dos dados de quem é atendido e o Prontuário Eletrônico do Paciente, que reúne informações cruciais para uma assistência assertiva e continuada.
Recentemente, a MV conquistou pela sétima vez o prêmio Best In KLAS de Melhor Prontuário Eletrônico da América Latina e se mantem na liderança do mercado com a maior atuação em hospitais de alta complexidade.
Para que a experiência da jornada seja positiva e o paciente vivencie os benefícios do novo cenário digital, é necessário que os sistemas de saúde se comuniquem entre si, facilitando o compartilhamento de informações e a coordenação do cuidado.
Maturidade digital
O conceito de jornada aliado à estruturação do ecossistema MV chega impulsionado pela busca em elevar o patamar da saúde brasileira. Um bom caminho para isso são as consultorias de transformação digital e acreditações que possibilitam a implantação de melhorias, concedem status e atestam padrões de qualidade e segurança para a instituição.
Responsável por cerca de 40% do mercado de hospitais brasileiros com certificação HIMSS 6 e 7, a MV entende a importância de contar com tecnologias para acelerar esse processo, fortalecendo pilares como a padronização dos processos e a segurança dos dados coletados.
Investimentos em inovação
Para fortalecer ainda mais a sua atuação e as soluções desse novo ecossistema, é fundamental olhar para o futuro. Nesse contexto, a MV tem projetado um cenário de desenvolvimento e pesquisa focado em inovação, buscando aprimorar ainda mais a transformação digital.
No último ano, a MV adquiriu novas empresas para compor o portfólio: a Dentalis, que pertence ao ramo da odontologia; WeCare, direcionada para soluções de home care; e a Maida Health, empresa de tecnologia especialista em soluções de gestão para operadoras e planos de saúde, com forte apoio de inteligência artificial, que pertencia ao grupo Hapvida NotreDame Intermédica.
“Buscamos sempre inovar, e a prova disso é o nosso investimento de R$ 80 milhões por ano em pesquisa e inovação. Além disso, parcerias estratégicas com grandes nomes da tecnologia mundial, como Huawei e AWS, desempenham um enorme papel na adoção das grandes tendências. Assim, a MV segue pensando no futuro e mirando não somente a atuação no Brasil, mas também em toda a América Latina e outros países do globo”, encerra Andrey Abreu, diretor de tecnologia da MV.
Lançamentos
Falando em integração de dados, a MV lançou dois produtos: o primeiro é o hub tecnológico com central de serviços compartilhados, que promove a interoperabilidade entre instituições de saúde e o compartilhamento das melhores práticas tecnológicas, levando eficiência e reduzindo a sinistralidade das instituições, seja ela do setor público, privado, Unimed ou filantrópico.
Outra novidade é o Linha da Vida, solução que integra os dados dos prontuários eletrônicos com o app Personal Health da MV, que permite que o paciente tenha acesso a todo o histórico de saúde, independente da unidade assistencial e software que tenha sido utilizado previamente. Com isso, os médicos poderão revisar os registros clínicos anteriores e também ter acesso a um resumo do prontuário, seja o do próprio profissional ou de outros. E o paciente poderá não só monitorar os seus próprios dados de forma digital, mas também ter acesso às informações dos cuidados com a saúde de toda a vida.
“Nossa intenção é mostrar que a instituição não precisa procurar outro fornecedor, já que a MV e o seu ecossistema fornece uma gama de soluções que se encontram dentro de um hospital”, conclui Paulo Magnus, CEO da MV.
Para mais informações, acesse:
www.mv.com.br