Mobile Saúde

Transformação Digital na Saúde Suplementar

Pioneira no segmento, a Mobile Saúde tem apoiado operadoras de saúde com soluções inovadoras para telemedicina e autoatendimento.

Adaptação e flexibilidade têm caminhado juntas nos últimos meses. Ainda com os reflexos da pandemia no cenário econômico, diversos mercados tiveram transformações profundas nesse período. No segmento de saúde, startups de tecnologia que oferecem soluções digitais têm se tornado aliadas de grandes empresas nessa nova realidade e apoiado a automação de processos. Há oito anos no mercado, a Mobile Saúde, que desenvolve tecnologias inovado­ras para telemedicina e autoatendimento por meio de aplicativos e soluções em nuvem, tem percebido aumento na procura pelos serviços e uma mudança no comportamento do consumidor da saúde priva­da. Na palma da mão, as ferramentas desenvolvidas pela empresa ganham força entre os usuários, que perceberam no autoatendimento uma saída para resolver demandas com praticidade.

Jean Schulz, Chief Process Officer (CPO) e sócio-fundador da Mobile Saúde, conta que a proposta é fornecer sistemas inteligentes que reduzam custos operacionais, promovam a transformação digital das empresas do se­tor e propiciem mais autonomia, satisfação e excelência no atendimento. “As empresas de saúde perceberam, em sua maioria, que teríamos uma nova realidade, muito mais di­gital. E que, naturalmente, quem não estivesse preparado, perderia mercado. Nesse momento, percebemos um aumento do número de em­presas buscando novas soluções, gradualmen­te, trimestre após trimestre”, conta.

A mudança de comportamento é refletida em números: as tecnologias da empresa já alcan­çam mais de 7 milhões de vidas, distribuídas em mais de 100 empresas de saúde em toda a América Latina. Em média, são realizados por mês quase 40 mil pedidos de reembolso de despesas médicas e 30 mil autorizações para marcação de consultas. O faturamento da empresa também cresceu cerca de 30% nos últimos meses.

Jean Schulz explica que, ao utilizar a ciência de dados, integrando sistemas de business intelligence e inteligência artificial, as opera­doras podem, por exemplo, cruzar informações sobre o paciente para fornecer a ele o melhor cuidado à saúde primária. Além disso, para se manter competitiva no mercado, as empresas podem usar a tecnologia para fornecer dados necessários e orientar decisões estratégicas ao negócio.

“Observando esse movimen­to, nós intensificamos o inves­timento em novas tecnologias, oferecendo soluções de ponta para demandas crescentes, como telemedicina, além de fortalecer ainda mais setores em que já estávamos bem posi­cionados, como nossas soluções de autoatendimento, de comuni­cação entre beneficiário e ope­radoras”, explica.

Em 2021, com a urgência da di­gitalização já contornada, Schulz chama a atenção para a necessi­dade de se traçar um plano para que as inovações tecnológicas alcancem o resultado deseja­do. Ele lembra que as soluções demandam análise das carac­terísticas das ferramentas que serão usadas, o conhecimento do fornecedor sobre o setor e o planejamento estratégico para a implantação. “O mercado está aquecido, a tendência é que em 2021 aconteça uma expansão. Áreas como cuidado preven­tivo, atendimento domiciliar, monitoramento a distância e telecuidado tendem a crescer nesse período em que ainda existem restrições de mobilida­de e insegurança sanitária. É nesse ambiente que soluções virtuais inovadoras, algumas com conceito pay per use, podem despontar”.

Telemedicina

Já nos primeiros meses de pandemia, a Mobile lançou uma plataforma robusta, white-label e pronta para atender à crescente demanda por essa nova forma de atendimento em saúde. “Além da telemedicina, é possível identifi­car o autoatendimento como peça fundamental em 2020. Milhares de pessoas realizaram tarefas importantes, como agendamento de consultas e exames, visualizar resultados de exames e solicitar re­embolsos, sem auxílio, usando nossas soluções”, ressalta.

Segundo o executivo, isso significou menos pessoas circulando e um sentimento de digitalização para a área de saúde suplementar, que historicamente não acompanhou a revolução tecnológica de outros setores, como varejo e mobilidade, entre outros. “Nossos serviços de autoatendimento foram expandidos para mais empresas, e mesmo as empresas que já eram nossos clientes aumentaram a oferta de soluções digitais”.

Entre os planos para 2021, a Mobile pretende ex­pandir serviços, aumentar parcerias estratégicas e criar ainda mais conexões com o mercado. “Nossa previsão é aumentar substancialmente o número de clientes, reduzindo barreiras de entrada, como as questões técnicas, simplificando integrações e faci­litando o processo de personalizações de software. Com essas ações, mais clientes devem aderir ao nosso ecossistema. Além disso, lançaremos uma nova plataforma, mais simples e personalizável, fazendo com que nossos clientes aproveitem ainda mais os nossos produtos e serviços”, revela.

O executivo lembra que a transformação digital envolve pessoas, processos e sistemas digitais. O foco deve estar principalmente no bem-estar do utilizador dos serviços oferecidos. “São as pesso­as a razão de existir de todos os estabelecimentos de saúde. É nelas que os gestores precisam pensar quando iniciarem um processo de transformação. Fazer apenas mudanças superficiais, dar uma ‘nova roupagem’ ou utilizar soluções pouco inovadoras ou ultrapassadas podem causar uma frustração em toda a cadeia de saúde. A digitalização já aconteceu, é uma realidade. Como as empresas de saúde vão lidar com essa nova abordagem, é uma decisão. Mas engana-se quem acha que processos digitais precisam ser pro­cessos engessados ou padronizados. Existe espaço para personalização, formas de atendimento digital personalizado e humanizado. É aí que a mudança e o foco devem ser concentrados”, conclui.


Acesse mais informações em: www.mobilesaude.com.br

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