Conteúdo exclusivo de empresas parceiras do Portal Medicina S/A. Marcas que transformam e inovam o mercado da saúde.

Saúde Digital

MEF reúne especialistas renomados e supera expectativa do público

Em dois dias de imersão o MV Experience Forum debateu a saúde do futuro e inovações para o setor

Na última semana, a 9ª edição do MV Experience Forum (MEF), maior evento de inovação e tecnologia para o setor no Brasil, reuniu especialistas renomados e profissionais da área no WTC Events Center, em São Paulo. O encontro, que focou principalmente nas discussões sobre saúde digital no Brasil, superou todas as expectativas do público.

Abordando a digitalização da saúde sob óticas diversas, o fórum promoveu conteúdos simultâneos, divididos entre mesas redondas, palestras e apresentações no metaverso denominado MVERSO. 

Paulo Magnus, CEO da empresa, abriu o evento reforçando o quanto os últimos anos foram extremamente desafiadores para o setor. “Mesmo diante das dificuldades, a saúde brasileira se reinventou e deixou claro que o futuro da saúde é a transformação digital. Para nós da MV, a saúde digital já é uma realidade que vemos acontecer na prática em vários dos nossos clientes”, comentou. 

O futuro da medicina

Entre as personalidades presentes na programação do MEF estão o médico e escritor Drauzio Varella e a médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo, referência no estudo sobre doenças infecto contagiosas e considerada uma das personalidades de maior destaque de 2020, devido ao trabalho no combate à pandemia e na disseminação de informações confiáveis sobre a Covid-19 no Brasil. Os especialistas participaram da primeira mesa redonda do evento, “Novos modelos de cuidados com a saúde”, mediada pelo vice-presidente da MV, Alceu Alves.  

Convidados a debater o futuro da saúde, os participantes da mesa foram categóricos ao afirmar a importância do passado nessa discussão. “Olhar para trás nos ensina muito e acho que especialmente os últimos dois anos e nos fizeram aprender bastante.  A revolta das vacinas, por exemplo, nada mais foi do que a resistência à aplicação de uma tecnologia disruptiva”, comentou a Dra. Margareth.  Para a pesquisadora, o acesso à saúde digital é parte indispensável da discussão sobre o futuro dos sistemas no Brasil, porém ressaltou que “trabalhar com alta tecnologia não pode nos afastar de olhar para a assistência na saúde na pública”, defendeu.               

Além disso e reforçando que a saúde do futuro não poderá ser centrada na figura do médico e no ambiente do hospital, a Dra. apontou a necessidade de uma revisão na formação do profissional de saúde. “Esse profissional terá que ser muito bom do ponto de vista técnico e tecnológico, mas precisará também de muita inteligência emocional e humanização”, acredita.  Complementando essa abordagem, o Dr. Drauzio reforçou que não é possível ter saúde em um país com grandes desigualdades. “Enquanto o Brasil não entender como o mecanismo social afeta o sistema saúde, não conseguiremos evoluir”, defendeu.   

Também passaram pelo palco do MEF: Carolina Lastra, diretora executiva do Instituto Sírio Libanês; André Miceli, diretor executivo da Infobase; Jac Fressatto, presidente do conselho executivo do Robô Laura; Vitor Asseituno, presidente da Sami Saúde; Jacson Barros, gerente de desenvolvimento de negócios estratégicos da AWS; Ademir Novais, CIO do Real Hospital Português; Marcelo Maylinch, CIO do Grupo DASA; e Eduardo Queiroz, CEO da Santa Casa da Bahia. 

Prescrição Digital MV

A mesa “Jornada do paciente: conceituando a farmácia digital” trouxe ao palco Marcelo Ferraz, CEO da Nextcorp, Lucas Akkari, vice-presidente na IQVIA, e Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, que colocaram em pauta novamente o quanto soluções inovadoras de tecnologia podem ser aplicadas para tornar a experiência do paciente mais simples e sua jornada mais fluida e eficiente. Na ocasião, MV e Farmácia Digital lançaram a solução Prescrição Digital MV com foco na jornada do paciente.

A solução, da divisão Global Heath – Clinic, contribui para o bem-estar do paciente e proporciona um melhor acompanhamento médico mesmo após a saída dele do consultório, permitindo que realize a compra do medicamento e o receba em sua residência. Do lado dos profissionais de saúde, todos os dados da prescrição ao paciente passam a estar concentrados em um único lugar e este passa a ser dono dos seus dados.  

Dois dias de programação 

O segundo dia do evento também contou com um público entusiasmado para saber sobre o uso da tecnologia em favor da saúde. Dentre as mesas redondas, foi abordado a transformação digital no município Votuporanga. Com tecnologias que facilitam o atendimento do paciente, seja pelo computador ou por aplicativo, a cidade entra na seleta lista de locais onde a saúde já é digital. E é sobre esse avanço na esfera pública, através das tecnologias da MV, que a mesa redonda se debruçou.  

Além dos debates e palestras sobre temas específicos, a programação também contou com a experiência de uma mesa redonda interativa. Os participantes do MV Experience Forum foram incentivados a propor temas para debate com especialistas convidados. A participação do público foi feita por meio do aplicativo disponibilizado aos visitantes. Durante toda a programação do evento, o público interagiu com o app e sugeriu temas e palavras-chaves para serem debatidas no palco principal. A mediação da mesa ficou sob o comando de Paula Mateus, CIO da AmorSaúde, e o debate aconteceu com Antônio José Pereira, o Tom Zé, CEO do Hospital das Clínicas da USP, Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês e Pedro Batista Jr., médico e consultor de Novos Negócios na MV.   

Novos formatos

Ao longo do evento também foram promovidos conteúdos com o formato meeting e experiências imersivas de palestras no metaverso – o MVERSO, que também permitiu aos visitantes um passeio no Hospital do Futuro construído completamente no ambiente virtual. A novidade foi um sucesso entre o público presente.  

O visitante do MVERSO explorou um ambiente de realidade virtual e embarcou no Hospital do Futuro passando por diversas interações sobre saúde, jornada do paciente e inovações do setor. O espaço funcionou como teletransporte para as salas das palestras que aconteciam simultaneamente no MEF. Quem não esteve presente em São Paulo também teve a oportunidade de acessar o metaverso através de link e visitar o hospital do futuro. 

 

Sobre a MV

Norteada pela missão de tornar a saúde mais eficiente por meio do conhecimento de gestão e tecnologia contribuindo para uma sociedade saudável, a MV é uma healtech brasileira que oferece, há 35 anos, tecnologias que facilitam a rotina de todo o ecossistema da saúde e contribuem para salvar vidas. Com intuito de conectar as demandas do presente sem deixar de olhar o futuro, a companhia construiu o seu legado focado na transformação da saúde digital, investindo na criação de soluções de gestão integradas para hospitais, clínicas, operadoras, centro de medicina diagnóstica, rede pública de saúde e pacientes. Mais informações, acesse:  www.mv.com.br.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.