EDIÇÃO DIGITAL

Reportagem de Capa | MedSênior

MedSênior e o Bem Envelhecer: transformando a medicina preventiva e o envelhecimento no Brasil

Uma das primeiras dedicadas ao público sênior, operadora de saúde se destaca por promover assistência preventiva e inovadora

O mundo vive a Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que desafia governos, empresas e sociedade a promover mais qualidade de vida, autonomia, participação ativa das pessoas idosas e longevidade.

No Brasil, o cenário é expressivo: até 2040, quase 30% da população será idosa. Esse movimento impõe novos desafios à saúde, à economia e à cultura. Foi nesse contexto que a MedSênior, operadora especializada no público a partir dos 49 anos, percebeu que poderia liderar uma mudança profunda no setor.

“A MedSênior foi uma das primeiras operadoras de saúde dedicadas ao público sênior e se destacou no mercado por promover uma assistência preventiva e inovadora, que prioriza uma prática médica humanizada e o cuidado integrativo. Nosso modo de trabalhar é único”, afirma Maely Coelho, presidente da operadora.

Bem Envelhecer

Com o case Bem Envelhecer, a companhia estabeleceu um diferencial competitivo que norteia sua forma de trabalho. A virada começou com um projeto de pesquisa aplicada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Medicine Innovation Lab (Mil), o setor tecnológico da MedSênior, que investigou as múltiplas dimensões do envelhecimento bem-sucedido.

A partir da pesquisa, foi criado o conceito de Bem Envelhecer, idealizado por Maycon Oliveira, diretor de marketing e vendas digitais da MedSênior. O objetivo era reposicionar a marca, transformar a forma como se fala sobre envelhecimento e integrar ações de prevenção, inclusão digital, cultura e relacionamento em uma estratégia única.

O Bem Envelhecer é estruturado em quatro frentes:

  • Reposicionamento narrativo e semântico: substituindo o discurso técnico por histórias de autonomia, afeto, espiritualidade, mobilidade, comunidades e tecnologia com propósito.
  • Inclusão digital e multicanalidade: com produção de podcasts, vídeos, conteúdos editoriais e aplicativos adaptados ao público 60+.
  • Inovação em serviços: uso de inteligência artificial para predição de riscos, telemonitoramento e plataformas de cuidado integrado.
  • Criação de senso de pertencimento: transformando beneficiários em “embaixadores do Bem Envelhecer”, que compartilham e multiplicam a filosofia da marca.

“O conceito de idoso ficou velho. Queremos mostrar que envelhecer é protagonizar uma nova fase da vida, com autonomia, saúde e propósito”, explica Maycon Oliveira.

Medicina preventiva

Mais do que um reposicionamento de marca, o Bem Envelhecer tornou-se a espinha dorsal do programa de medicina preventiva da MedSênior, integrando cuidado físico, mental, social e espiritual.

“O programa é vivo. Ele nasce da escuta dos beneficiários e da observação atenta das suas necessidades, e se desdobra em ações que vão de oficinas terapêuticas a programas tecnológicos de monitoramento remoto”, destaca Priscila Valentim, vice-presidente operacional.

Hoje, o portfólio de ações inclui Oficinas de Saúde que ensinam autonomia e independência, arteterapia, nutrição e tecnologia. Há, ainda, o PRIME, uma linha de cuidado do Bem Envelhecer que oferece acompanhamento mais próximo e especializado para quem convive com doenças crônicas. Atualmente, ele está estruturado em cinco focos de cuidado: diabetes, nefrologia, cardiologia, imunologia e osteologia.

Podcast Bem Envelhecer

Entre as frentes de atuação, o podcast Bem Envelhecer tornou-se um dos maiores símbolos do programa. O projeto ouve especialistas, personalidades e idosos inspiradores, debatendo temas que vão de saúde e autonomia a cultura e tecnologia.

Em pouco tempo, o podcast ultrapassou 1,8 milhão de visualizações e tornou-se referência nacional no debate sobre longevidade, ajudando a difundir o Bem Envelhecer para muito além de seus beneficiários.

“O podcast é mais que conteúdo: é uma extensão viva do nosso propósito, levando informação, reflexão e inspiração para quem busca envelhecer bem”, reforça Maycon.

Crescimento da marca

Maely Coelho

O Bem Envelhecer trouxe resultados expressivos para a MedSênior, refletindo diretamente no crescimento e fortalecimento da marca. Em 2024, a operadora registrou um crescimento de 45% em sua carteira, impulsionado por um aumento de 135% na adesão aos canais digitais e pela consolidação das vendas online, que já representam 34% do total.

No ambiente digital, o impacto também foi notável: foram 108 milhões de impressões em campanhas, com destaque para as 31 milhões de visualizações no Instagram e 5,2 milhões no YouTube. A isso se somam as quase 2 milhões de visualizações do podcast Bem Envelhecer.

No campo presencial, a MedSênior promoveu 73 eventos ao longo de 2024 e inaugurou quatro novas unidades especializadas, ampliando sua presença física.

Com esses avanços, a operadora inicia 2025 com mais de 230 mil beneficiários e 44 unidades próprias distribuídas em sete estados (ES, SP, RJ, MG, PR, RS, PE) e no Distrito Federal.

Olhando para o futuro

Ao completar 15 anos de trajetória, a MedSênior celebra resultados expressivos e reafirma seu compromisso com a inovação, a ciência e o cuidado humanizado. Entre os marcos mais recentes está a criação do Instituto Elié, uma iniciativa estratégica voltada à pesquisa, ao ensino e a ações sociais que promovem o envelhecimento saudável. O Instituto atua de forma complementar ao trabalho diário da operadora, fomentando projetos de impacto e desenvolvendo soluções que unem conhecimento científico e prática assistencial.

“Nós criamos o conceito do Bem Envelhecer e vamos seguir investindo para que ele se fortaleça. É uma filosofia que envolve cuidado diário, prevenção e promoção de uma vida plena. Nosso olhar está no presente, mas o coração e a estratégia estão voltados para o futuro, para um Brasil que envelhece com mais saúde, dignidade e protagonismo”, conclui Maely Coelho.

De acordo com executiva, com os planos de expansão robustos, a MedSênior seguirá inaugurando novas unidades, ampliando serviços, incorporando tecnologias e fortalecendo sua presença em eventos, pesquisas e ações comunitárias. O objetivo é claro: liderar a transformação cultural do envelhecimento no país, inspirando pessoas a repensarem não apenas como querem viver hoje, mas quem querem ser quando envelhecerem.


Para mais informações, acesse:
www.medsenior.com.br

Faça o download gratuito da edição 31 e confira todas as matérias da edição.

Anúncios, cases de produtos e serviços e informações sobre as próximas edições,
fale com a nossa equipe em [email protected].

Sobre

A Medicina S/A é a mais importante revista de negócios, gestão e liderança do setor médico-hospitalar no Brasil. Com alto padrão editorial, nosso conteúdo apresenta os mais recentes e importantes avanços em Inovação, Tecnologia e Boas Práticas em Saúde. Compartilhamos a visão de empresas, instituições e profissionais que estão transformando o mercado de healthcare.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.